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MITOS DA ESTRADA: O QUE PODE E NÃO PODE FAZER AO VOLANTE
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27052012
MITOS DA ESTRADA: O QUE PODE E NÃO PODE FAZER AO VOLANTE
Se algum dia estiver prestes a ser multado por conduzir de chinelos pergunte ao agente da polícia qual a norma do código da estrada que está a infringir. Tome nota: não há nenhuma que o impeça. Este é, apenas, um dos vários casos de «leis inventadas» que vão passando de geração em geração e acabam por se tornar mitos das estradas.
Agora que está a chegar o Verão (pelo menos assim dita o calendário...) pode apetecer ir à praia com um calçado mais arejado. Pode fazê-lo no seu automóvel, porque não é proíbido. Fernando Ferreira é instrutor de condução há mais de 20 anos e tira todas as dúvidas. «Fala-se muito mas não há nada na legislação que o proíba», frisa.
«Sejam chinelos, socas, sapatos com saltos...É verdade que não são o calçado mais aconselhável, o que tem a ver com a transpiração dos pés e a possibilidade de escorregar dos pedais. É melhor usar um calçado apertado atrás, mas não é obrigatório», explica ao Autoportal.
Conduzir de chinelos, descalço, em tronco nu ou mexer no telemóvel. E as mulheres, conduzem pior? Portanto, os chinelos são aceitáveis. Mas tem de ter alguma coisa nos pés. Descalço é que não, certo? Errado. Também não há nada na lei que impeça um condutor de socorrer-se unicamente dos pés desnudos para controlar os pedais.
«Há uns anos, no Algarve, a polícia estava a multar todos os condutores que estivessem descalços ou em chinelos. Aquilo intrigou-me, fui pesquisar e não encontrei nada. Perguntei a alguns colegas e a resposta foi sempre a mesma: nada. Quando acontecer algo do género o melhor é perguntar ao polícia qual o artigo da lei que está a infringir...», avisa o professor da escola portuense «Invicta». Só nos motociclos há legislação relacionada com o calçado e até o vestuário a utilizar.
Portanto, para os pés estamos conversados. E roupa? Pode usar o que quiser? E...se não usar nada? Pode conduzir em tronco nu, por exemplo? «No Código da Estrada nada impede. No Código Civil é diferente», explica o professor.
De facto, aqui o caso varia conforme o sexo. Uma mulher em tronco nu pode ser acusada de crime se provocar um acidente. Pelo menos o juiz poderá socorrer-se disso para considerar um ato exibicionista que causou desordem no tráfego. Por isso...cuidadinho senhoras!
Homens ou mulheres: quem conduz melhor?
Os mitos das estradas não se resumem à indumentária. O uso do telemóvel é outro tema que levanta muitas dúvidas. É do conhecimento geral que é proibido telefonar ao volante. Mas não pense que por estar apenas a escrever uma mensagem ou até a ligar ou desligar o telemóvel se safa.
«Não pode mexer no telemóvel seja para o que for. Só pode usar com kit mãos livres, o que é uma contradição da lei, porque para telefonar continua a ter de mexer no aparelho», lembra Fernando Ferreira.
E não é só no telemóvel. Usar a alavanca das mudanças como apoio para a mão também é ilegal. Ou colocar um braço de fora do veículo. «Não é à toa que na instrução se aprende que as duas mãos devem ir no volante. Só podem ser usadas para manejar instrumentos do automóvel. É claro que só um polícia muito rigoroso vai multar por isso, mas a lei está do lado dele», avisa.
Os mitos alastram-se à mecânica. Por exemplo, ao contrário do que muita gente acha, não é boa política fazer reduções quando se está a travar a fundo num carro com ABS. O sistema demora muito mais a «perceber» que tem de atuar.
E colocar o carro em ponto morto numa descida também não ajuda a poupar combustível. «Não só é errado como é perigoso. Faça o teste do consumo instantâneo se tiver um computador de bordo», aconselha Fernando Ferreira.
Para o final fica o mais velho dos mitos: os homens conduzem melhor do que as mulheres? A resposta foi...politicamente correta. «Há bons e maus em ambos os sexos», garantiu, antes de explicar aquela que entende ser a principal diferença.
«As mulheres tendem a ser mais cuidadosas. Os rapazes são mais dados ao facilitismo. E depois até acabam por cometer mais erros», conclui.
Agora que está a chegar o Verão (pelo menos assim dita o calendário...) pode apetecer ir à praia com um calçado mais arejado. Pode fazê-lo no seu automóvel, porque não é proíbido. Fernando Ferreira é instrutor de condução há mais de 20 anos e tira todas as dúvidas. «Fala-se muito mas não há nada na legislação que o proíba», frisa.
«Sejam chinelos, socas, sapatos com saltos...É verdade que não são o calçado mais aconselhável, o que tem a ver com a transpiração dos pés e a possibilidade de escorregar dos pedais. É melhor usar um calçado apertado atrás, mas não é obrigatório», explica ao Autoportal.
Conduzir de chinelos, descalço, em tronco nu ou mexer no telemóvel. E as mulheres, conduzem pior? Portanto, os chinelos são aceitáveis. Mas tem de ter alguma coisa nos pés. Descalço é que não, certo? Errado. Também não há nada na lei que impeça um condutor de socorrer-se unicamente dos pés desnudos para controlar os pedais.
«Há uns anos, no Algarve, a polícia estava a multar todos os condutores que estivessem descalços ou em chinelos. Aquilo intrigou-me, fui pesquisar e não encontrei nada. Perguntei a alguns colegas e a resposta foi sempre a mesma: nada. Quando acontecer algo do género o melhor é perguntar ao polícia qual o artigo da lei que está a infringir...», avisa o professor da escola portuense «Invicta». Só nos motociclos há legislação relacionada com o calçado e até o vestuário a utilizar.
Portanto, para os pés estamos conversados. E roupa? Pode usar o que quiser? E...se não usar nada? Pode conduzir em tronco nu, por exemplo? «No Código da Estrada nada impede. No Código Civil é diferente», explica o professor.
De facto, aqui o caso varia conforme o sexo. Uma mulher em tronco nu pode ser acusada de crime se provocar um acidente. Pelo menos o juiz poderá socorrer-se disso para considerar um ato exibicionista que causou desordem no tráfego. Por isso...cuidadinho senhoras!
Homens ou mulheres: quem conduz melhor?
Os mitos das estradas não se resumem à indumentária. O uso do telemóvel é outro tema que levanta muitas dúvidas. É do conhecimento geral que é proibido telefonar ao volante. Mas não pense que por estar apenas a escrever uma mensagem ou até a ligar ou desligar o telemóvel se safa.
«Não pode mexer no telemóvel seja para o que for. Só pode usar com kit mãos livres, o que é uma contradição da lei, porque para telefonar continua a ter de mexer no aparelho», lembra Fernando Ferreira.
E não é só no telemóvel. Usar a alavanca das mudanças como apoio para a mão também é ilegal. Ou colocar um braço de fora do veículo. «Não é à toa que na instrução se aprende que as duas mãos devem ir no volante. Só podem ser usadas para manejar instrumentos do automóvel. É claro que só um polícia muito rigoroso vai multar por isso, mas a lei está do lado dele», avisa.
Os mitos alastram-se à mecânica. Por exemplo, ao contrário do que muita gente acha, não é boa política fazer reduções quando se está a travar a fundo num carro com ABS. O sistema demora muito mais a «perceber» que tem de atuar.
E colocar o carro em ponto morto numa descida também não ajuda a poupar combustível. «Não só é errado como é perigoso. Faça o teste do consumo instantâneo se tiver um computador de bordo», aconselha Fernando Ferreira.
Para o final fica o mais velho dos mitos: os homens conduzem melhor do que as mulheres? A resposta foi...politicamente correta. «Há bons e maus em ambos os sexos», garantiu, antes de explicar aquela que entende ser a principal diferença.
«As mulheres tendem a ser mais cuidadosas. Os rapazes são mais dados ao facilitismo. E depois até acabam por cometer mais erros», conclui.
http://www.iol.pt/push/economia/mitos-da-estrada-conduzir-descalco-mulheres-conduzem-pior-telemovel/1351006-6187.html
BRIOSA BT- ADJUNTO DO COMANDANTE
- PAÍS :
MENSAGENS : 1277
LOCALIZAÇÃO : Lisboa
INSCRIÇÃO : 04/01/2010
MITOS DA ESTRADA: O QUE PODE E NÃO PODE FAZER AO VOLANTE :: Comentários
BRIOSA BT escreveu:Se algum dia estiver prestes a ser multado por conduzir de chinelos pergunte ao agente da polícia qual a norma do código da estrada que está a infringir. Tome nota: não há nenhuma que o impeça. Este é, apenas, um dos vários casos de «leis inventadas» que vão passando de geração em geração e acabam por se tornar mitos das estradas.
Agora que está a chegar o Verão (pelo menos assim dita o calendário...) pode apetecer ir à praia com um calçado mais arejado. Pode fazê-lo no seu automóvel, porque não é proíbido. Fernando Ferreira é instrutor de condução há mais de 20 anos e tira todas as dúvidas. «Fala-se muito mas não há nada na legislação que o proíba», frisa.
«Sejam chinelos, socas, sapatos com saltos...É verdade que não são o calçado mais aconselhável, o que tem a ver com a transpiração dos pés e a possibilidade de escorregar dos pedais. É melhor usar um calçado apertado atrás, mas não é obrigatório», explica ao Autoportal.
Conduzir de chinelos, descalço, em tronco nu ou mexer no telemóvel. E as mulheres, conduzem pior? Portanto, os chinelos são aceitáveis. Mas tem de ter alguma coisa nos pés. Descalço é que não, certo? Errado. Também não há nada na lei que impeça um condutor de socorrer-se unicamente dos pés desnudos para controlar os pedais.
«Há uns anos, no Algarve, a polícia estava a multar todos os condutores que estivessem descalços ou em chinelos. Aquilo intrigou-me, fui pesquisar e não encontrei nada. Perguntei a alguns colegas e a resposta foi sempre a mesma: nada. Quando acontecer algo do género o melhor é perguntar ao polícia qual o artigo da lei que está a infringir...», avisa o professor da escola portuense «Invicta». Só nos motociclos há legislação relacionada com o calçado e até o vestuário a utilizar.
Portanto, para os pés estamos conversados. E roupa? Pode usar o que quiser? E...se não usar nada? Pode conduzir em tronco nu, por exemplo? «No Código da Estrada nada impede. No Código Civil é diferente», explica o professor.
De facto, aqui o caso varia conforme o sexo. Uma mulher em tronco nu pode ser acusada de crime se provocar um acidente. Pelo menos o juiz poderá socorrer-se disso para considerar um ato exibicionista que causou desordem no tráfego. Por isso...cuidadinho senhoras!
Homens ou mulheres: quem conduz melhor?
Os mitos das estradas não se resumem à indumentária. O uso do telemóvel é outro tema que levanta muitas dúvidas. É do conhecimento geral que é proibido telefonar ao volante. Mas não pense que por estar apenas a escrever uma mensagem ou até a ligar ou desligar o telemóvel se safa.
«Não pode mexer no telemóvel seja para o que for. Só pode usar com kit mãos livres, o que é uma contradição da lei, porque para telefonar continua a ter de mexer no aparelho», lembra Fernando Ferreira.
E não é só no telemóvel. Usar a alavanca das mudanças como apoio para a mão também é ilegal. Ou colocar um braço de fora do veículo. «Não é à toa que na instrução se aprende que as duas mãos devem ir no volante. Só podem ser usadas para manejar instrumentos do automóvel. É claro que só um polícia muito rigoroso vai multar por isso, mas a lei está do lado dele», avisa.
Os mitos alastram-se à mecânica. Por exemplo, ao contrário do que muita gente acha, não é boa política fazer reduções quando se está a travar a fundo num carro com ABS. O sistema demora muito mais a «perceber» que tem de atuar.
E colocar o carro em ponto morto numa descida também não ajuda a poupar combustível. «Não só é errado como é perigoso. Faça o teste do consumo instantâneo se tiver um computador de bordo», aconselha Fernando Ferreira.
Para o final fica o mais velho dos mitos: os homens conduzem melhor do que as mulheres? A resposta foi...politicamente correta. «Há bons e maus em ambos os sexos», garantiu, antes de explicar aquela que entende ser a principal diferença.
«As mulheres tendem a ser mais cuidadosas. Os rapazes são mais dados ao facilitismo. E depois até acabam por cometer mais erros», conclui.
http://www.iol.pt/push/economia/mitos-da-estrada-conduzir-descalco-mulheres-conduzem-pior-telemovel/1351006-6187.html
á uns anos até havia coima, eram 1500 escudo se nao me engano, havia uma parte do CE que dizia outras infracções nao mencionadas neste diploma ou algo parecido, mas também acho que era uma aberração total aplicada nesse caso...
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