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"ÀS 2 POR 4" Com uma simples prova de perícia, os automobilistas encartados poderão, em breve, averbar ao documento a licença de condução de motociclos até 125 cc
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04082009
"ÀS 2 POR 4" Com uma simples prova de perícia, os automobilistas encartados poderão, em breve, averbar ao documento a licença de condução de motociclos até 125 cc
Com uma simples prova de perícia, os automobilistas encartados poderão, em breve, averbar ao documento a licença de condução de motociclos até 125 cc. O projecto-lei do PCP quer melhorar o trânsito e o estacionamento urbanos, mas já despertou ódios
Texto Jorge Flores Fotografia CM
JULHO 2009
CARTA DE CONDUÇÃO
Os indivíduos habilitados a conduzir veículos ligeiros (categoria B) vão poder averbar a licença para motociclos com cilindrada inferior a 125 cc ou de potência abaixo de 11 kw (categoria A1). Para ao documento das quatro rodas se juntar o das duas, basta efectuar um pequeno exame de perícia no Instituto da Mobilidade e Transportes Terrestres (IMTT) – uma prova semelhante à que se praticava há vários anos, com os candidatos a darem uma volta ao edifício da junta de freguesia local – dispensando, desta forma, “um demorado processo nas escolas de condução, com os gastos de tempo e dinheiro que isso significa”, adiantou o deputado do PCP, Miguel Tiago, mentor da proposta, entretanto já aprovada na generalidade por todas as bancadas parlamentares e que aguarda agora apenas as pequenas alterações a discutir na especialidade.
Escolas contra
Na sua génese, o projecto apresentado pelo partido comunista pretende fomentar uma maior fluidez de trânsito nos espaços urbanos e, sobretudo, beneficiar o estacionamento caótico que impera nas grandes cidades. Mas, para já, apenas conseguiu gerar vários ódios de estimação da parte dos representantes das escolas de condução nacionais, que vêem aqui um perigo para a vida dos motociclistas mal formados... e para o seu próprio negócio, acusando o PCP de “estar ao serviço dos construtores de motociclos”. Uma crítica que não será alheia ao facto de o mercado de motociclos acompanhar o dos automóveis nas constantes e acentuadas quebras de vendas.
Em comunicado, o presidente da Associação Nacional de Industriais do Ensino de Condução (ANIETA), Eduardo Vieira Dias, rotula esta iniciativa de “ridícula” e adverte que a mesma poderá colocar seriamente em causa a segurança rodoviária, uma vez que, sem aulas, faltará a estas pessoas formação em matérias fundamentais como, por exemplo, sobre a forma de lidar com “ventos laterais”.
E, ao contrário do que se possa pensar, sustenta, este risco será ainda maior para “os motociclos de 125 cc, por serem mais instáveis”. Além do mais, para o responsável da ANIETA, o Plano Nacional de Segurança Rodoviária deveria estar mais centralizado em reduzir o número de vítimas provenientes de acidentes com duas rodas, “algo que ainda não conseguiu fazer”...
http://www.automotor.xl.pt/0709/100.shtm
Texto Jorge Flores Fotografia CM
JULHO 2009
CARTA DE CONDUÇÃO
Os indivíduos habilitados a conduzir veículos ligeiros (categoria B) vão poder averbar a licença para motociclos com cilindrada inferior a 125 cc ou de potência abaixo de 11 kw (categoria A1). Para ao documento das quatro rodas se juntar o das duas, basta efectuar um pequeno exame de perícia no Instituto da Mobilidade e Transportes Terrestres (IMTT) – uma prova semelhante à que se praticava há vários anos, com os candidatos a darem uma volta ao edifício da junta de freguesia local – dispensando, desta forma, “um demorado processo nas escolas de condução, com os gastos de tempo e dinheiro que isso significa”, adiantou o deputado do PCP, Miguel Tiago, mentor da proposta, entretanto já aprovada na generalidade por todas as bancadas parlamentares e que aguarda agora apenas as pequenas alterações a discutir na especialidade.
Escolas contra
Na sua génese, o projecto apresentado pelo partido comunista pretende fomentar uma maior fluidez de trânsito nos espaços urbanos e, sobretudo, beneficiar o estacionamento caótico que impera nas grandes cidades. Mas, para já, apenas conseguiu gerar vários ódios de estimação da parte dos representantes das escolas de condução nacionais, que vêem aqui um perigo para a vida dos motociclistas mal formados... e para o seu próprio negócio, acusando o PCP de “estar ao serviço dos construtores de motociclos”. Uma crítica que não será alheia ao facto de o mercado de motociclos acompanhar o dos automóveis nas constantes e acentuadas quebras de vendas.
Em comunicado, o presidente da Associação Nacional de Industriais do Ensino de Condução (ANIETA), Eduardo Vieira Dias, rotula esta iniciativa de “ridícula” e adverte que a mesma poderá colocar seriamente em causa a segurança rodoviária, uma vez que, sem aulas, faltará a estas pessoas formação em matérias fundamentais como, por exemplo, sobre a forma de lidar com “ventos laterais”.
E, ao contrário do que se possa pensar, sustenta, este risco será ainda maior para “os motociclos de 125 cc, por serem mais instáveis”. Além do mais, para o responsável da ANIETA, o Plano Nacional de Segurança Rodoviária deveria estar mais centralizado em reduzir o número de vítimas provenientes de acidentes com duas rodas, “algo que ainda não conseguiu fazer”...
http://www.automotor.xl.pt/0709/100.shtm
BTBRAVO- 2º COMANDANTE
- PAÍS :
MENSAGENS : 6247
LOCALIZAÇÃO : Lisboa
EMPREGO : BRIGADA DE TRÂNSITO
INSCRIÇÃO : 05/02/2009
"ÀS 2 POR 4" Com uma simples prova de perícia, os automobilistas encartados poderão, em breve, averbar ao documento a licença de condução de motociclos até 125 cc :: Comentários
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