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Polícia vai “começar a multar” dentro de 15 dias Câmara Municipal de Estarreja proíbe a passagem de camiões na EN109
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22102011
Polícia vai “começar a multar” dentro de 15 dias Câmara Municipal de Estarreja proíbe a passagem de camiões na EN109
Polícia vai “começar a multar” dentro de 15 dias
Câmara Municipal de Estarreja proíbe a passagem de camiões na EN109
A introdução de portagens na A29 desviou o trânsito para a EN109
A Câmara de Estarreja, no distrito de Aveiro, decidiu proibir a passagem de camiões na EN109, devido ao aumento de tráfego registado após a introdução de portagens na A29. A sinalização foi colocada ontem, mas os utentes da via terão um período de 15 dias para se habituarem à ideia. A partir daí a GNR irá “começar a multar”, garante a assessora de imprensa da autarquia.
“A Câmara Municipal de Estarreja proíbe o tráfego a pesados no troço municipalizado da EN109, na travessia da cidade, sensivelmente entre a Rotunda do Hospital e a Rotunda de acesso ao Eco-Parque”, anunciou ontem a autarquia em comunicado.
No documento justifica-se esta medida com o "aumento de tráfego de pesados” que se fez sentir no último ano, na sequência da aplicação das portagens na A29. A Câmara de Estarreja quer assim acautelar “o desgaste rápido do pavimento da via municipalizada da EN109, o aumento do nível de poluição, a segurança dos peões”, por ainda não terem sido construídos passeios, e “a poluição sonora”.
O presidente da autarquia, José Eduardo Matos, explica que “a A29 foi construída, precisamente, para ser alternativa à EN109, porque já na altura esta via revelava uma quantidade de tráfego incompatível com aquilo que é a sua estrutura, mas depois da decisão do Governo de portajar a via, o trânsito veio novamente para a EN109".
José Eduardo Matos diz ainda que provavelmente já deveria ter implementado esta proibição há mais tempo: “Um ano depois da colocação das portagens na A29, sinceramente outra opção não havia. Provavelmente, já devíamos ter feito isto há mais tempo”.
Um estudo feito pela Universidade de Aveiro (“A EN109 como via alternativa às antigas SCUT na região de Aveiro: avaliação do impacto na qualidade do ar na cidade de Aveiro”), referido no mesmo comunicado da autarquia, revelou que no período de um ano a EN109 teve um aumento de trânsito de 300%.
A Câmara de Estarreja cita também um relatório do Instituto de Infra-estruturas Rodoviárias, que “aponta para uma quebra total diária de 47% nas auto-estradas que integram a antiga concessão SCUT da Costa de Prata, registando um desvio diário de 18.564 viaturas dessas vias”.
Para além do aumento de tráfego, a autarquia mostrou-se preocupada com o acréscimo de poluição. O mesmo estudo da Universidade de Aveiro, citado no comunicado, “demonstrou que a poluição aumentou 60%, uma realidade que coloca em causa a saúde das populações, em especial as de risco que sofrem de problemas respiratórios crónicos, e que vivem nas imediações da EN109”.
No troço em que irá estar proibida a circulação de camiões, a autarquia colocou ontem “painéis informativos”, em que explica que “as alternativas nacionais são a A29, A1 e IC2”. Fora desta proibição estão “os veículos pesados das empresas com sede no concelho e as situações de cargas e descargas”.
http://www.publico.pt/Local/camara-municipal-de-estarreja-proibe-a-passagem-de-camioes-na-en109-1517593
Câmara Municipal de Estarreja proíbe a passagem de camiões na EN109
A introdução de portagens na A29 desviou o trânsito para a EN109
A Câmara de Estarreja, no distrito de Aveiro, decidiu proibir a passagem de camiões na EN109, devido ao aumento de tráfego registado após a introdução de portagens na A29. A sinalização foi colocada ontem, mas os utentes da via terão um período de 15 dias para se habituarem à ideia. A partir daí a GNR irá “começar a multar”, garante a assessora de imprensa da autarquia.
“A Câmara Municipal de Estarreja proíbe o tráfego a pesados no troço municipalizado da EN109, na travessia da cidade, sensivelmente entre a Rotunda do Hospital e a Rotunda de acesso ao Eco-Parque”, anunciou ontem a autarquia em comunicado.
No documento justifica-se esta medida com o "aumento de tráfego de pesados” que se fez sentir no último ano, na sequência da aplicação das portagens na A29. A Câmara de Estarreja quer assim acautelar “o desgaste rápido do pavimento da via municipalizada da EN109, o aumento do nível de poluição, a segurança dos peões”, por ainda não terem sido construídos passeios, e “a poluição sonora”.
O presidente da autarquia, José Eduardo Matos, explica que “a A29 foi construída, precisamente, para ser alternativa à EN109, porque já na altura esta via revelava uma quantidade de tráfego incompatível com aquilo que é a sua estrutura, mas depois da decisão do Governo de portajar a via, o trânsito veio novamente para a EN109".
José Eduardo Matos diz ainda que provavelmente já deveria ter implementado esta proibição há mais tempo: “Um ano depois da colocação das portagens na A29, sinceramente outra opção não havia. Provavelmente, já devíamos ter feito isto há mais tempo”.
Um estudo feito pela Universidade de Aveiro (“A EN109 como via alternativa às antigas SCUT na região de Aveiro: avaliação do impacto na qualidade do ar na cidade de Aveiro”), referido no mesmo comunicado da autarquia, revelou que no período de um ano a EN109 teve um aumento de trânsito de 300%.
A Câmara de Estarreja cita também um relatório do Instituto de Infra-estruturas Rodoviárias, que “aponta para uma quebra total diária de 47% nas auto-estradas que integram a antiga concessão SCUT da Costa de Prata, registando um desvio diário de 18.564 viaturas dessas vias”.
Para além do aumento de tráfego, a autarquia mostrou-se preocupada com o acréscimo de poluição. O mesmo estudo da Universidade de Aveiro, citado no comunicado, “demonstrou que a poluição aumentou 60%, uma realidade que coloca em causa a saúde das populações, em especial as de risco que sofrem de problemas respiratórios crónicos, e que vivem nas imediações da EN109”.
No troço em que irá estar proibida a circulação de camiões, a autarquia colocou ontem “painéis informativos”, em que explica que “as alternativas nacionais são a A29, A1 e IC2”. Fora desta proibição estão “os veículos pesados das empresas com sede no concelho e as situações de cargas e descargas”.
http://www.publico.pt/Local/camara-municipal-de-estarreja-proibe-a-passagem-de-camioes-na-en109-1517593
BTBRAVO- 2º COMANDANTE
- PAÍS :
MENSAGENS : 6247
LOCALIZAÇÃO : Lisboa
EMPREGO : BRIGADA DE TRÂNSITO
INSCRIÇÃO : 05/02/2009
Polícia vai “começar a multar” dentro de 15 dias Câmara Municipal de Estarreja proíbe a passagem de camiões na EN109 :: Comentários
Re: Polícia vai “começar a multar” dentro de 15 dias Câmara Municipal de Estarreja proíbe a passagem de camiões na EN109
Algo não está certo nesta noticia, pois a mesma refere-se a uma Estrada Nacional, e salvo erro quem tem competência para sinalizar as estradas nacionais não são os municipios.
Mas o mais caricato é quando a noticia refere o seguinte"A partir daí a GNR irá “começar a multar”, garante a assessora de imprensa da autarquia", mas as autarquias já mandam na GNR??
Sinalização nas Vias Públicas
Competência para Sinalizar
A sinalização colocada nas vias públicas é da competência e da responsabilidade da respectiva entidade gestora. No caso das estradas municipais, a competência é da respectiva Câmara Municipal, nas estradas nacionais a competência é da Estradas de Portugal, SA, e nas auto-estradas, é com a respectiva concessionária.Competência para Sinalizar
Mas o mais caricato é quando a noticia refere o seguinte"A partir daí a GNR irá “começar a multar”, garante a assessora de imprensa da autarquia", mas as autarquias já mandam na GNR??
As autarquias mandam na GNR, vejam o exemplo na Territorial de Albufeira!
Não tenho a menor duvida disso...
"... A partir daí a GNR irá “começar a multar”, garante a assessora de imprensa da autarquia..."
É melhor esperar sentada para não se cansar....
É melhor esperar sentada para não se cansar....
Claro que mandam, para mais agora que não há gasóleo, papel e outras coisas...
Pronto, lá estou eu a ser má língua....
Pronto, lá estou eu a ser má língua....
é triste mas muito triste a GNR entra nestas coisas que nada dignificam esta guarda, sr. comandante do destacamento territorial, meta a mão á conciencia e pense se fosse um seu familiar se gostaria de ser autuado ao mando da politiquisse, e por quem nem sabe ainda que as AEs se pagam e isso tem custos para as empresas, a estrada nao será nacional? a estrada de repente não tem condições?
agora para si sr. presidente da camara, gostava mesmo de fiscalizar um seu familiar nessas condições a ver se gostaria que eu o "esfarrapasse de cima a baixo" por uma falha sua...
seja hombre!! sabe que é isso? não? eu atao traduzo...
se´ja um ser humano, seja uma pessoa que sabe que as Aes têm custo e peça ao governo e a outras entidades para não terem um custo tao elevado, isso sim é que era "obra senhor presidente da cm de estarreja, tenho dito...
sempre até ao fim!
agora para si sr. presidente da camara, gostava mesmo de fiscalizar um seu familiar nessas condições a ver se gostaria que eu o "esfarrapasse de cima a baixo" por uma falha sua...
seja hombre!! sabe que é isso? não? eu atao traduzo...
se´ja um ser humano, seja uma pessoa que sabe que as Aes têm custo e peça ao governo e a outras entidades para não terem um custo tao elevado, isso sim é que era "obra senhor presidente da cm de estarreja, tenho dito...
sempre até ao fim!
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