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Novos sinais de trânsito em vigor nas SCUT
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11032011
Novos sinais de trânsito em vigor nas SCUT
Novos sinais de trânsito em vigor nas SCUT
10 de Março, 2011
Sinais azuis indicam cobrança electrónica de portagens e fiscalização automática de velocidade. SCUT portajadas renderam 17 milhões de euros em 2010.
Começaram a ser colocados sexta-feira, após a publicação da legislação em Diário da República no passado dia 3, os novos sinais de trânsito nas antigas SCUT. As placas azuis avisam o utente que se encontra numa área sujeita à cobrança electrónica de portagens e também numa via com controlo da velocidade por radar.
«A regulação dos sinais em questão visa a garantia do consumidor para que o mesmo possa saber e conhecer, através da sinalização, que está a entrar numa estrada com portagens ou que se encontra na sua linha de radar», indica o diploma do Governo.
O mesmo diploma regulamenta a sinalização das vias portajadas e da vigilância por radar, mas não menciona a captura de dados de veículos e condutores para fins de pagamento da utilização das vias, indicando antes a necessidade de assegurar o «cumprimento dos limites legais da velocidade e, consequentemente, a redução da sinistralidade rodoviária».
A cobrança de portagens arrancou a 15 de Outubro nas SCUT Norte Litoral, Grande Porto e Costa de Prata. Até 15 de Abril, o regime deverá ser alargado às SCUT Interior Norte, Beiras Litoral e Alta, Beira Interior e Algarve, e aos lanços de três concessões do Norte isentos na primeira fase.
Este mês, o ministro das Finanças Teixeira dos Santos situou em 16 a 17 milhões de euros o valor das portagens cobradas entre
Outubro e o final de Dezembro de 2010.
SOL
http://sol.sapo.pt/inicio/Sociedade/Interior.aspx?content_id=13781
10 de Março, 2011
Sinais azuis indicam cobrança electrónica de portagens e fiscalização automática de velocidade. SCUT portajadas renderam 17 milhões de euros em 2010.
Começaram a ser colocados sexta-feira, após a publicação da legislação em Diário da República no passado dia 3, os novos sinais de trânsito nas antigas SCUT. As placas azuis avisam o utente que se encontra numa área sujeita à cobrança electrónica de portagens e também numa via com controlo da velocidade por radar.
«A regulação dos sinais em questão visa a garantia do consumidor para que o mesmo possa saber e conhecer, através da sinalização, que está a entrar numa estrada com portagens ou que se encontra na sua linha de radar», indica o diploma do Governo.
O mesmo diploma regulamenta a sinalização das vias portajadas e da vigilância por radar, mas não menciona a captura de dados de veículos e condutores para fins de pagamento da utilização das vias, indicando antes a necessidade de assegurar o «cumprimento dos limites legais da velocidade e, consequentemente, a redução da sinistralidade rodoviária».
A cobrança de portagens arrancou a 15 de Outubro nas SCUT Norte Litoral, Grande Porto e Costa de Prata. Até 15 de Abril, o regime deverá ser alargado às SCUT Interior Norte, Beiras Litoral e Alta, Beira Interior e Algarve, e aos lanços de três concessões do Norte isentos na primeira fase.
Este mês, o ministro das Finanças Teixeira dos Santos situou em 16 a 17 milhões de euros o valor das portagens cobradas entre
Outubro e o final de Dezembro de 2010.
SOL
http://sol.sapo.pt/inicio/Sociedade/Interior.aspx?content_id=13781
BTBRAVO- 2º COMANDANTE
- PAÍS :
MENSAGENS : 6247
LOCALIZAÇÃO : Lisboa
EMPREGO : BRIGADA DE TRÂNSITO
INSCRIÇÃO : 05/02/2009
Novos sinais de trânsito em vigor nas SCUT :: Comentários
Bom dia,
Perante os novos sinais de trânsito, foi-me chegada a seguinte informação:
Faço notar em especial o "Sinal H43" que indica que uma via tem detectores de "velocidade Instantânea" ou seja,
o vosso identificador VIA VERDE / DEM serve para dar indicação ao RADAR dos seguintes dados:
Matrícula da viatura.
Velocidade da viatura.
A diferença de tempo de passagem entre dois sensores indica ao sistema a velocidade a que transita a viatura.
Ex. 40 metros entre os dois sensôres - o carro passou por eles em 1 segundo = 144 Km/h = Multa Imediata.
Para passar pelo RADAR à velocidade de 120Km/h deverá demorar 1,2 segundos a percorrer os 40 metros.
Sabem-me informar se esta situação é realmente verdade?
Cumps,
CM
Perante os novos sinais de trânsito, foi-me chegada a seguinte informação:
Faço notar em especial o "Sinal H43" que indica que uma via tem detectores de "velocidade Instantânea" ou seja,
o vosso identificador VIA VERDE / DEM serve para dar indicação ao RADAR dos seguintes dados:
Matrícula da viatura.
Velocidade da viatura.
A diferença de tempo de passagem entre dois sensores indica ao sistema a velocidade a que transita a viatura.
Ex. 40 metros entre os dois sensôres - o carro passou por eles em 1 segundo = 144 Km/h = Multa Imediata.
Para passar pelo RADAR à velocidade de 120Km/h deverá demorar 1,2 segundos a percorrer os 40 metros.
Sabem-me informar se esta situação é realmente verdade?
Cumps,
CM
Boas tmbém já a tinha visto noutro fórum, agora falta saber onde estarão colocados os sensores e a que distância, se só nas portagens virtuais (entrada/saida) e começa-se a andar com a via verde embrulhada e arrumada no porta-luvas......................
Atenção que a pergunta não vai no sentido do querer saber se posso andar acima da velocidade estabelecida por lei, mas sim obter informação útil e que devia ser do conhecimento de todos os condutores. :)
A questão não é essa, mas como descreveste a diferença de 0,2s dá uma velocidade superior em 24kms, portanto é fácil infrigir a lei.casmeira escreveu:Atenção que a pergunta não vai no sentido do querer saber se posso andar acima da velocidade estabelecida por lei, mas sim obter informação útil e que devia ser do conhecimento de todos os condutores. :)
Ministério da Administração Interna
Radares nos pórticos das ex-Scut só têm efeito preventivo
14.03.2011 - 08:58 Por António Arnaldo Mesquita
A punição pela violação dos limites de velocidade só será efectiva quando estiver instalado todo o Sistema Nacional de Radares.
introdução de portagens nas antigas auto-estradas sem custo para o utilizador (Scut) levou o Governo a aprovar cinco novos sinais de trânsito. O mais inovador é um que informa que o utente está a circular numa via sujeita a fiscalização de velocidade. O controlo é feito através de radares instalados nos pórticos de cobrança electrónica das portagens naquelas vias, que registarão a velocidade instantânea dos veículos. Estes dados, no entanto, não servirão para multar os infractores, garantiu ao PÚBLICO fonte oficial do Ministério da Administração Interna.
Tal situação não impede que, a poucos metros de distância dos pórticos ou no interior das vias actualmente com portagem, haja uma patrulha da Brigada de Trânsito da GNR a controlar excessos de velocidade. Os radares dos pórticos das Scut só servirão para punir os "aceleras" quando estiver concluído o plano nacional de radares nas auto-estradas, sistema que envolverá, além da aquisição do equipamento, a legalização da recolha e tratamento dos registos dos infractores, através da Comissão Nacional de Protecção de Dados.
Actualmente, recorde-se, já há radares de detecção automática da violação dos limites de velocidade em muitas vias de Lisboa e na Via de Cintura Interna do Porto. Este sistema, recorde-se, teve uma influência positiva na taxa de sinistralidade daquelas vias e na própria velocidade média do tráfego rodoviário, por diminuir a taxa de choques, despistes e atropelamentos, que provocam engarrafamentos mais ou menos demorados.
Os outros cinco sinais de trânsito visam informar os utentes que circulam num lanço com cobrança electrónica de portagem; a distância a que este sistema está localizado e o fim do lanço sujeito ao pagamento de portagem,
Actualmente, os condutores que dispõem de um dispositivo de identificação pagam a portagem por débito em conta bancária, ao passo que os que não têm aquele aparelho têm cinco dias para liquidar a portagem junto das respectivas concessionárias ou nas estações dos Correios. Este mecanismo está a funcionar com alguma lentidão, uma vez que, em muitas situações, três dias após a passagem pelos pórticos, os Correios ainda não receberam informação das concessionárias do valor a cobrar aos automobilistas.
http://www.publico.pt/Sociedade/radares-nos-porticos-das-exscut-so-tem-efeito-preventivo_1484656
Radares nos pórticos das ex-Scut só têm efeito preventivo
14.03.2011 - 08:58 Por António Arnaldo Mesquita
A punição pela violação dos limites de velocidade só será efectiva quando estiver instalado todo o Sistema Nacional de Radares.
introdução de portagens nas antigas auto-estradas sem custo para o utilizador (Scut) levou o Governo a aprovar cinco novos sinais de trânsito. O mais inovador é um que informa que o utente está a circular numa via sujeita a fiscalização de velocidade. O controlo é feito através de radares instalados nos pórticos de cobrança electrónica das portagens naquelas vias, que registarão a velocidade instantânea dos veículos. Estes dados, no entanto, não servirão para multar os infractores, garantiu ao PÚBLICO fonte oficial do Ministério da Administração Interna.
Tal situação não impede que, a poucos metros de distância dos pórticos ou no interior das vias actualmente com portagem, haja uma patrulha da Brigada de Trânsito da GNR a controlar excessos de velocidade. Os radares dos pórticos das Scut só servirão para punir os "aceleras" quando estiver concluído o plano nacional de radares nas auto-estradas, sistema que envolverá, além da aquisição do equipamento, a legalização da recolha e tratamento dos registos dos infractores, através da Comissão Nacional de Protecção de Dados.
Actualmente, recorde-se, já há radares de detecção automática da violação dos limites de velocidade em muitas vias de Lisboa e na Via de Cintura Interna do Porto. Este sistema, recorde-se, teve uma influência positiva na taxa de sinistralidade daquelas vias e na própria velocidade média do tráfego rodoviário, por diminuir a taxa de choques, despistes e atropelamentos, que provocam engarrafamentos mais ou menos demorados.
Os outros cinco sinais de trânsito visam informar os utentes que circulam num lanço com cobrança electrónica de portagem; a distância a que este sistema está localizado e o fim do lanço sujeito ao pagamento de portagem,
Actualmente, os condutores que dispõem de um dispositivo de identificação pagam a portagem por débito em conta bancária, ao passo que os que não têm aquele aparelho têm cinco dias para liquidar a portagem junto das respectivas concessionárias ou nas estações dos Correios. Este mecanismo está a funcionar com alguma lentidão, uma vez que, em muitas situações, três dias após a passagem pelos pórticos, os Correios ainda não receberam informação das concessionárias do valor a cobrar aos automobilistas.
http://www.publico.pt/Sociedade/radares-nos-porticos-das-exscut-so-tem-efeito-preventivo_1484656
Eu já ando a treinar...e resultado disso, passo a demorar mais 15mins na viagem e em termos de consumos baixou para os 4l/100 :D
Verdade seja dita que é preferivel este tipo de controlo de velocidade do que aqueles que estão extremamente escondidos
Verdade seja dita que é preferivel este tipo de controlo de velocidade do que aqueles que estão extremamente escondidos
Concordo com os novos sinais.
Ainda esta semana fui ao Porto e vi autênticos criminosos. Mas devo concordar que cada vez são em menor número, graças a este tipo de acções.
Meu caro casmeira, a propósito de demorar mais 15 minutos no seu trajecto, dependerá da distância percorrida, a propósito fiz este pequeno quadro:
Distância [km] Velocidade [km/h] Tempo [min]
300 120 150,00
300 133 135,00
100 120 50,00
100 171 35,00
50 120 25,00
50 300 10,00
Ficou um pouco mal inserido mas penso que é perceptível.
Numa distância de Lisboa ao Porto (300 km) diminuir 15 minutos em relação a uma média de 120 km/h será fazer uma média de 135 km/h.
Numa distância de 100 km já teria que atingir uma média de 171 km/h, para retirar 15 minutos ao seu tempo de viagem.
Numa distância de 50 km teria que ter outro carro certamente.
Ainda esta semana fui ao Porto e vi autênticos criminosos. Mas devo concordar que cada vez são em menor número, graças a este tipo de acções.
Meu caro casmeira, a propósito de demorar mais 15 minutos no seu trajecto, dependerá da distância percorrida, a propósito fiz este pequeno quadro:
Distância [km] Velocidade [km/h] Tempo [min]
300 120 150,00
300 133 135,00
100 120 50,00
100 171 35,00
50 120 25,00
50 300 10,00
Ficou um pouco mal inserido mas penso que é perceptível.
Numa distância de Lisboa ao Porto (300 km) diminuir 15 minutos em relação a uma média de 120 km/h será fazer uma média de 135 km/h.
Numa distância de 100 km já teria que atingir uma média de 171 km/h, para retirar 15 minutos ao seu tempo de viagem.
Numa distância de 50 km teria que ter outro carro certamente.
caro pedromdf,
Essa é a lei da matemática e essa todos nós sabemos ou deveriamos saber fazer, a tão famosa regra 3 simples! Existe um factor que nunca entra nesse cálculo, o factor trânsito e meteorologico, assim também como a fadiga do condutor.
Essa tabela seria verdade se a condução fosse linear e não existissem obstáculos!
Fica a saber então que o meu trajecto é feito entre AE e EN e daí advêm os tais 15mins!
Essa é a lei da matemática e essa todos nós sabemos ou deveriamos saber fazer, a tão famosa regra 3 simples! Existe um factor que nunca entra nesse cálculo, o factor trânsito e meteorologico, assim também como a fadiga do condutor.
Essa tabela seria verdade se a condução fosse linear e não existissem obstáculos!
Fica a saber então que o meu trajecto é feito entre AE e EN e daí advêm os tais 15mins!
Não leve a mal este pequeno quadro que só pretende demonstrar que por se andar dentro dos limites não se perde assim tanto tempo.
Perde-se tempo é noutras condicionantes de trânsito, como aliás referiu.
O que depreendi do seu post anterior é que em relação ao tempo que demorava na sua viagem e o que demora agora obedecendo aos limites de velocidade, passou a gastar mais 15 minutos o que me parece um exagero face às contas.
Perde-se tempo é noutras condicionantes de trânsito, como aliás referiu.
O que depreendi do seu post anterior é que em relação ao tempo que demorava na sua viagem e o que demora agora obedecendo aos limites de velocidade, passou a gastar mais 15 minutos o que me parece um exagero face às contas.
Numa viagem Lisboa-Porto se circular a uma média de 150km/h vai permitir-me poupar meia hora. E meia hora é muito tempo! Em viagens curtas não compensa aumentar a velocidade para ganhar tempo.
Mas veja-se o tipo que foi apanhado na A2 com o R8. Vai de Lisboa a Portimão numa horita.
Mas veja-se o tipo que foi apanhado na A2 com o R8. Vai de Lisboa a Portimão numa horita.
Sim, mas a 150 km/h se fôr apanhado paga 60 Euros de multa e mais umas chatices, não me parece que compense.
Claro que é uma lotaria ser apanhado num país em que o limite de velocidade devido à completa impunidade, fica ao critério de cada um.
Nisto dos excessos até acaba tudo bem se fôr só a multa, o pior é quando acaba como o outro que vinha a 240 km/h e só se safou um ileso. Exemplos como este é às carradas.
Claro que é uma lotaria ser apanhado num país em que o limite de velocidade devido à completa impunidade, fica ao critério de cada um.
Nisto dos excessos até acaba tudo bem se fôr só a multa, o pior é quando acaba como o outro que vinha a 240 km/h e só se safou um ileso. Exemplos como este é às carradas.
Eu só acho que as pessoas passam a velocidade porque também a lei não se adequa à realidade actual dos automóveis!
Qualquer carro hoje em dia dá 140Km/h, que e de acordo com a lei já é uma contra-ordenação. Também sabemos então que nem todos os carros estão preparados para responder a uma travagem a 140Km/h. Pior que isto é continuarmos a ter estradas mal classificadas, mal construidas e muitas que são até esquecidas no planeamento de recuperação da rede rodoviária nacional. Ou seja, estamos num carrocel! Será penoso ir num R8 a 160Km/h na A2 ou A1? Em termos legais é, em termos técnicos diria que não. É penoso ir num Citroen AX com cerca de 20 anos a 150Km/h, é e pior que isso, é um atentado à segurança dos que vão no carro, como daqueles que vão na estrada!!! (este caso aconteceu-me hoje)
Mas mantendo esta conversa seria melhor irmos para outro tópico :)
Pois iriam entrar varias situações que só de si poderiam combater em muito a nossa sinistralidade!
Qualquer carro hoje em dia dá 140Km/h, que e de acordo com a lei já é uma contra-ordenação. Também sabemos então que nem todos os carros estão preparados para responder a uma travagem a 140Km/h. Pior que isto é continuarmos a ter estradas mal classificadas, mal construidas e muitas que são até esquecidas no planeamento de recuperação da rede rodoviária nacional. Ou seja, estamos num carrocel! Será penoso ir num R8 a 160Km/h na A2 ou A1? Em termos legais é, em termos técnicos diria que não. É penoso ir num Citroen AX com cerca de 20 anos a 150Km/h, é e pior que isso, é um atentado à segurança dos que vão no carro, como daqueles que vão na estrada!!! (este caso aconteceu-me hoje)
Mas mantendo esta conversa seria melhor irmos para outro tópico :)
Pois iriam entrar varias situações que só de si poderiam combater em muito a nossa sinistralidade!
Todas essas considerações são completamente secundárias quando o que está em causa é o cumprimento da legislação em vigor.
Doutra forma temos o que temos, impunidade quase absoluta e cada um anda como quer.
Nos Estados Unidos têm bem melhores carros que nós e se não cumprem ...
Essa teoria de que cada um anda conforme o carro que tem ...
Doutra forma temos o que temos, impunidade quase absoluta e cada um anda como quer.
Nos Estados Unidos têm bem melhores carros que nós e se não cumprem ...
Essa teoria de que cada um anda conforme o carro que tem ...
Não estou a entrar por aí...vivemos num país com mentalidades diferentes e a mentalidade refiro-me à do infrator e da autoridade também! Depois entra também a politca.Pois salvo erro na Alemanha que é aqui mais perto, temos AEs sem limite de velocidade.
À pouco tempo fiz uma viagem de carro entre a Hungria e a Republica Checa, passando pela Eslováquia. O pagamento das AE são feitos através duma vinheta, cabe à pessoa o dever e responsabilidade de adquirir esse simples papel e colocar no vidro do carro. Em Portugal isso seria motivo de ninguem cumprir! Nas AEs, existiam radares, mas estavam identificados, as pessoas tinham o comportamento normal, seguiam àquela velocidade e depois aceleravam (como nós fazemos) mas pouco (como não fazemos).
Cada um de nós sempre que vai a Espanha, cumpre quase sempre todos os limites impostos pelo país vizinho, assim que passamos a fronteira, além de nos sentirmos em "casa" passamos a conduzir da forma que em Portugal se conduz, à vontade de cada um!
A nossa mentalidade é de fazer tudo em cima do limite. É pagar as coisas no último dia, é ir abastecer quando não se tem mais combustível, é comprar as prendas de Natal no último dia, é ir em cima da hora para algum local. Com isto vivemos no limite!
É a nossa mentalidade, e mudar não é fácil, diria até impossivel!
À pouco tempo fiz uma viagem de carro entre a Hungria e a Republica Checa, passando pela Eslováquia. O pagamento das AE são feitos através duma vinheta, cabe à pessoa o dever e responsabilidade de adquirir esse simples papel e colocar no vidro do carro. Em Portugal isso seria motivo de ninguem cumprir! Nas AEs, existiam radares, mas estavam identificados, as pessoas tinham o comportamento normal, seguiam àquela velocidade e depois aceleravam (como nós fazemos) mas pouco (como não fazemos).
Cada um de nós sempre que vai a Espanha, cumpre quase sempre todos os limites impostos pelo país vizinho, assim que passamos a fronteira, além de nos sentirmos em "casa" passamos a conduzir da forma que em Portugal se conduz, à vontade de cada um!
A nossa mentalidade é de fazer tudo em cima do limite. É pagar as coisas no último dia, é ir abastecer quando não se tem mais combustível, é comprar as prendas de Natal no último dia, é ir em cima da hora para algum local. Com isto vivemos no limite!
É a nossa mentalidade, e mudar não é fácil, diria até impossivel!
Agora com este sistema, se funcionar, vamos mesmo ter que aprender, com as multas a entrar na conta de imediato.
Não tem nada a ver com a mentalidade, tem a ver com a conta bancária.
Aqui no IC17 apesar de haver ainda alguns abusadores, já se vê muita gente a 80. Pois é começou a doer ...
Não tem nada a ver com a mentalidade, tem a ver com a conta bancária.
Aqui no IC17 apesar de haver ainda alguns abusadores, já se vê muita gente a 80. Pois é começou a doer ...
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