BRIGADA DE TRÂNSITO
Judiciária Greve na PJ paralisa investigações a BPN e BPP Sem_ta10



Participe do fórum, é rápido e fácil

BRIGADA DE TRÂNSITO
Judiciária Greve na PJ paralisa investigações a BPN e BPP Sem_ta10

BRIGADA DE TRÂNSITO
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
PAINEL DO USUÁRIO

Mensagens: 0


Alterar
Ver
Tópicos e mensagens

TRÂNSITO
LINKS RÁPIDOS

 



 
     
-
 
Votação

LIMITE VELOCIDADE NA AUTO ESTRADA

Judiciária Greve na PJ paralisa investigações a BPN e BPP Vote_lcap48%Judiciária Greve na PJ paralisa investigações a BPN e BPP Vote_rcap 48% [ 173 ]
Judiciária Greve na PJ paralisa investigações a BPN e BPP Vote_lcap52%Judiciária Greve na PJ paralisa investigações a BPN e BPP Vote_rcap 52% [ 185 ]

Total de votos : 358

Navegação
 Portal
 Índice
 Membros
 Perfil
 FAQ
 Buscar
maio 2024
SegTerQuaQuiSexSábDom
  12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
2728293031  

Calendário Calendário

POSTO VIRTUAL

 




Judiciária Greve na PJ paralisa investigações a BPN e BPP

Ir para baixo

22012011

Mensagem 

Judiciária Greve na PJ paralisa investigações a BPN e BPP Empty Judiciária Greve na PJ paralisa investigações a BPN e BPP




Judiciária
Greve na PJ paralisa investigações a BPN e BPP


Processos ligados ao crime económico estão paralisados. Mandados de busca expiram e têm de ser renovados.

Uma equipa de inspectores da Unidade Nacional Contra a Corrupção (UNCC) dirigiu-se, na quarta-feira, a um acampamento de ciganos para fazer uma busca. Além de provas, os investigadores procuravam um suspeito de contrabando, para ser constituído arguido. Mas como os inspectores apenas trabalham a partir das 09.00, quando chegaram ao local o suspeito já não se encontrava.

Este é apenas um exemplo de como a greve ao trabalho extraordinário em curso na Polícia Judiciária está a afectar as investigações em curso naquela polícia. E, na sempre sensível área do crime económico, os processos, segundo várias fontes contactadas pelo DN, estão paralisados. E não são processos quaisquer: em causa estão investigações ao BPP, alguns casos relacionados com o BPN, corrupção nas autarquias e na administração central. Já para não falar do importante Departamento Central de Prevenção e Apoio Tecnológico (DCAPT), a unidade da Judiciária encarregue das vigilâncias. Estas só são efectuadas das 09.00 às 17.30. Tudo o que os "alvos" façam fora deste horário passa à margem da investigação.

As repercussões da greve ao trabalho extraordinário são admitidas por Carlos Garcia, presidente da Associação Sindical dos Funcionários da Investigação Criminal (ASFIC): "Nós sabemos que os criminosos não têm um horário como o nosso, das 09.00 às 17.30. O grande volume de trabalho desenvolve-se antes e depois deste horário. Todas as buscas apenas se realizam depois das 09.00. A grande maioria dos alvos não têm sido detidos, e apesar de em muitos dos casos já existirem mandados de detenção, não são cumpridos porque as pessoas já não estão", explicou ao DN.

Aliás, de acordo com informações recolhidas, em vários processos já houve necessidade de fazer pedidos de renovação de mandados de busca. Estes, normalmente, são passados por um juiz ou um procurador, com uma validade de 30 dias, de forma a que a polícia monte uma estratégia.

"Com as dificuldades actuais de juntar colegas e tendo em conta os processos, os prazos expiraram", descreveu ao DN um coordenador de investigação criminal. No caso da UNCC, os danos são óbvios: verificando-se atrasos em processos ligados ao BPN - um dos quais levou à detenção do empresário Carlos Santos - e ao BPP, "um braseiro", segundo um inspector. As investigações a fraudes fiscais e a contrabando também estão paradas. E são casos que têm impacto directo na economia (ver texto ao lado).

http://www.dn.pt/inicio/portugal/interior.aspx?content_id=1763659
BTBRAVO
BTBRAVO
2º COMANDANTE
 2º COMANDANTE

PAÍS : Judiciária Greve na PJ paralisa investigações a BPN e BPP 5837_310
MENSAGENS : 6247
LOCALIZAÇÃO : Lisboa
EMPREGO : BRIGADA DE TRÂNSITO
INSCRIÇÃO : 05/02/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Compartilhar este artigo em: reddit
- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos