BRIGADA DE TRÂNSITO
Freeport: fax fala em dois milhões de libras em «luvas» Sem_ta10



Participe do fórum, é rápido e fácil

BRIGADA DE TRÂNSITO
Freeport: fax fala em dois milhões de libras em «luvas» Sem_ta10

BRIGADA DE TRÂNSITO
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
PAINEL DO USUÁRIO

Mensagens: 0


Alterar
Ver
Tópicos e mensagens

TRÂNSITO
LINKS RÁPIDOS

 



 
     
-
 
Votação

LIMITE VELOCIDADE NA AUTO ESTRADA

Freeport: fax fala em dois milhões de libras em «luvas» Vote_lcap48%Freeport: fax fala em dois milhões de libras em «luvas» Vote_rcap 48% [ 173 ]
Freeport: fax fala em dois milhões de libras em «luvas» Vote_lcap52%Freeport: fax fala em dois milhões de libras em «luvas» Vote_rcap 52% [ 185 ]

Total de votos : 358

Navegação
 Portal
 Índice
 Membros
 Perfil
 FAQ
 Buscar
maio 2024
SegTerQuaQuiSexSábDom
  12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
2728293031  

Calendário Calendário

POSTO VIRTUAL

 




Freeport: fax fala em dois milhões de libras em «luvas»

Ir para baixo

20102009

Mensagem 

Freeport: fax fala em dois milhões de libras em «luvas» Empty Freeport: fax fala em dois milhões de libras em «luvas»




Freeport: fax fala em dois milhões de libras em «luvas»
TVI teve acesso a documento altamente confidencial. Confira todos os dados

O fax é altamente confidencial. Foi escrito a 17 de Dezembro de 2001, um dia depois das eleições que levaram à demissão de António Guterres e consequente queda do Governo do Partido Socialista.

Veja a reprodução do fax na versão original link externo e a tradução em português link externo.

Keith Payne é quem escreve a carta a dois dos homens fortes do Freeport em Londres: Ric Dattani e Gary Dawson. Payne é o inglês que, em Portugal, mantém informados os dois administradores do Freeport.

No fax, a que a TVI teve acesso, Keith Payne fala da mudança política em Portugal e da preocupação de José Sócrates já não ser Ministro do Ambiente: «Os efeitos dos acontecimentos do fim-de-semana, com os revezes sofridos pelo PS, nomeadamente nas eleições autárquicas, incluindo Lisboa, e a demissão do Governo de Guterres significam que Sócrates deixou de ser Ministro do Ambiente e que vai haver um compasso de espera de quatro ou cinco meses até que for eleito um novo Governo e nomeado um novo Ministro».

Rick Datani, o receptor do fax, reenvia-o logo de seguida para Jonathan Rawnsley, um administrador acima dele na hierarquia da empresa e acrescenta ao documento anotações escritas pelo seu próprio punho.

No final da carta é explicitamente referida a existência de subornos, concretamente dois milhões de libras em luvas. À época, qualquer coisa como três milhões e duzentos mil euros.

Ponto 4

«Jonathan, este é o fulano que me telefonou e sabe do suborno de dois milhões de libras. Sublinhei alguns pontos interessantes a partir do ponto 4. Se o Parlamento é dissolvido até às eleições, o secretário de Estado não pode aprovar nem rejeitar nada?»

Vamos, então, ver o ponto 4, para o qual Rick Datani chama a atenção do seu superior hierárquico. A frase sublinhada é esta: «Sócrates deixou de ser Ministro do Ambiente».

Para além do sublinhado no ponto 4, Rick Datani acrescenta ainda uma outra frase onde reafirma a existência de subornos. Sem acrescentos, a frase inicial era esta: «Se estamos face a uma possível rejeição (chumbo) do estudo de impacto ambiental, é pouco provável ser possível inverter uma tal decisão seja em que circunstância for, a dois dias da sua rejeição (chumbo) formal por parte do Ministro do Ambiente».

Datani acrescenta, novamente pela sua própria mão, a frase: «Antes do suborno».

O que fica, portanto, claro é que administradores do Freeport não só sabiam da existência de subornos, como estavam dispostos a pagá-los. Dois milhões de libras é o que parece estar em causa no licenciamento do outlet de Alcochete.

Este fax é um documento a que a polícia inglesa deu muita importância, a ponto de interrogar várias pessoas sobre o mesmo, mais especificamente sobre a nota de rodapé escrita à mão. Os ingleses queriam saber a quem se destinava os dois milhões de libras de subornos.

Charles Smith admitiu apenas uma anterior tentativa de suborno, não consumada, feita por um escritório de advogados. Quanto a Keith Payne, confirmou à polícia ter ouvido falar de pagamentos corruptos através de Charles Smith. A polícia inglesa não conseguiu, até ao momento, ouvir Rick Datani, o homem que escreveu precisamente a nota de rodapé e onde fala explicitamente de «bribe», ou seja, luvas ou suborno.

A TVI procurou obter uma reacção de Pedro Silva Pereira, secretário de Estado do Ordenamento do Território à altura, bem como de Rui Gonçalves, secretário de Estado do Ambiente nessa época.

Também procurou obter uma reacção de José Sócrates, à altura Ministro do Ambiente. Foram, por isso, endereçadas estas três perguntas link externo, que não obtiveram resposta.


http://www.tvi24.iol.pt/sociedade/freeport-fax-ric-dattani-keith-payne-tvi24-jose-socrates/1096877-4071.html
BTBRAVO
BTBRAVO
2º COMANDANTE
 2º COMANDANTE

PAÍS : Freeport: fax fala em dois milhões de libras em «luvas» 5837_310
MENSAGENS : 6247
LOCALIZAÇÃO : Lisboa
EMPREGO : BRIGADA DE TRÂNSITO
INSCRIÇÃO : 05/02/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Compartilhar este artigo em: reddit

Freeport: fax fala em dois milhões de libras em «luvas» :: Comentários

avatar

Mensagem Ter 20 Out 2009 - 6:16 por Convidad

Eu não acredito !Quem o Socrates , o PS corruptos, nao acredito, o homem parece tao sério, o PS um partido tao limpo, nem ha la indiciados em corrupção, pedofilia, fuga ao fisco, transporte de diamantes e marfim de angola...NAO, nao acredito!!!!!
DESDE o 25 de ABRIL que andam a roubar o país e td de bom que tinha para seu proprio beneficio, a sorte de nós e foi jogada de um desses senhores que bem se encheram (MaRIO sOARES), ENTRAR PARA A CEE SENAO HOJE ESTAVAMOS PIOR QUE CERTOS PAISES DE AFRICA, a CEE e que poe ca o money para isto andar, mas como tudo se paga, quem vai sofrer sao as geraçoes vindouras que tem que pagar o que esses senhores lamberam...Mas esses senhores tambem morrem e eu acredito na justiça divina!

Ir para o topo Ir para baixo

RIDOMIL

Mensagem Ter 20 Out 2009 - 7:35 por RIDOMIL

pois é betinha olha eu tambem não acredito nessas coisas (pessoas sérias). Quiseram calar o Paulo Portas com o caso dos submarinos mas agora veio mais esta machadada. Mais um facto a constatar que de facto esse sr que nos governa é uma pessoa idónea e ainda incorruptivel.
Qualquer dia ainda proibem o envio de faxs......
Correram com a Manuela Moura Guedes da TVI por ela ser a "cabecilha" do movimento Free Port, mas afinal parece que a verdade vem sempre ao de cimo. É como o AZEITE.

Ir para o topo Ir para baixo

NAODESISTO

Mensagem Ter 20 Out 2009 - 17:17 por NAODESISTO

CAMARADAS, esse individuo pesnava que acabando com a BT o pessoal se esquecia do freeport, azar.

reco reco, larego larego.

rrrraaaatatatatatata........... puuuuuummmmmmm.....

BT SEMPRE

Ir para o topo Ir para baixo

Mensagem  por Conteúdo patrocinado

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos