BRIGADA DE TRÂNSITO
GNR e PSP juntas: PSD admite uma fusão que só o PCP defende Sem_ta10



Participe do fórum, é rápido e fácil

BRIGADA DE TRÂNSITO
GNR e PSP juntas: PSD admite uma fusão que só o PCP defende Sem_ta10

BRIGADA DE TRÂNSITO
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
PAINEL DO USUÁRIO

Mensagens: 0


Alterar
Ver
Tópicos e mensagens

TRÂNSITO
LINKS RÁPIDOS

 



 
     
-
 
Votação

LIMITE VELOCIDADE NA AUTO ESTRADA

GNR e PSP juntas: PSD admite uma fusão que só o PCP defende Vote_lcap48%GNR e PSP juntas: PSD admite uma fusão que só o PCP defende Vote_rcap 48% [ 173 ]
GNR e PSP juntas: PSD admite uma fusão que só o PCP defende Vote_lcap52%GNR e PSP juntas: PSD admite uma fusão que só o PCP defende Vote_rcap 52% [ 185 ]

Total de votos : 358

Navegação
 Portal
 Índice
 Membros
 Perfil
 FAQ
 Buscar
maio 2024
SegTerQuaQuiSexSábDom
  12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
2728293031  

Calendário Calendário

POSTO VIRTUAL

 




GNR e PSP juntas: PSD admite uma fusão que só o PCP defende

Ir para baixo

01072009

Mensagem 

GNR e PSP juntas: PSD admite uma fusão que só o PCP defende Empty GNR e PSP juntas: PSD admite uma fusão que só o PCP defende




JORNAL I EDIÇÃO DE 01/07/09

Aguiar-Branco reacende debate polémico, que belisca condição militar da GNR - tema caro ao Presidente da República. PCP apoiaria fusão


Até alguns dirigentes e deputados do partido foram apanhados de surpresa. José Pedro Aguiar-Branco, vice-presidente do PSD, admite estudar um cenário que apenas o PCP tem defendido: a unificação das forças policiais. As declarações públicas reacenderam um debate antigo, que, a nível político, levanta muitas reservas. A unificação obrigaria a apagar o estatuto militar da GNR - sublinhado pelo Presidente da República, quando obrigou o Parlamento a rever a nova lei orgânica da Guarda.

O vice-presidente do PSD falava aos jornalistas a meio de uma reunião com representantes de estruturas associativas das forças policiais, da Ordem dos Advogados e do Ministério Público. Referindo-se a falhas de coordenação entre as forças de segurança e à "deficiente partilha de informação", apontou-os como argumentos para a unificação. "É algo preocupante no que diz respeito ao combate à criminalidade, o que nos leva, inclusivamente, a equacionar questões que têm a ver com a própria unificação das forças policiais", afirmou.

Dirigentes e deputados do PSD admitiram ter ficado surpreendidos com as declarações, mas recusaram comentários até perceberem "o contexto" em que Aguiar-Branco se pronunciou. Fernando Negrão sublinha que "é natural" as questões estarem sobre a mesa numa altura em que está a ser construído o programa eleitoral.

Quem não acha natural são os deputados dos partidos da oposição. "Contraria tudo o que o PSD defendeu até hoje. Só o PCP defende um estatuto igual para as duas polícias de proximidade, logo a desmilitarização da GNR", recorda António Filipe. Admitindo que do ponto de vista prático uma fusão "não seria fácil", o deputado comunista defende que faria sentido uma única polícia de proximidade. "Teria de ser um processo relativamente gradual, para não criar instabilidade."

Se no policiamento de proximidade admite a mudança rumo à unificação, na Polícia Judiciária o PCP quer manter tudo como está - ou seja, sob dependência do Ministério da Justiça. "Apesar de, neste mandato haver quase uma OPA do Ministério da Administração Interna à PJ", ironiza António Filipe, recordando medidas como a criação do Sistema Integrado de Segurança - que entregou poderes reforçados ao secretário-geral, Mário Mendes.

Pelo contrário, o CDS-PP admite que juntar todas as polícias num Ministério seria "fazível". Parêntesis: mas não prioritário. A campanha do partido manterá a tradicional relevância dos temas da segurança mas, promete o deputado Nuno Magalhães, as mudanças orgânicas estão fora de cena.

"Do ponto de vista prático, reconverter 25 mil militares em civis seria um caos e uma fusão entre PSP e GNR iria criar instabilidade. Parece-me um erro político e algo impraticável", afirma. Prioritário, defendem os centristas, será criar uma "política de programação de efectivos", reforçar meios e pôr o ministro da Administração Interna a "participar activamente nas leis penais".

Condição militar A mensagem de Cavaco Silva quando devolveu a nova lei orgânica da GNR ao Parlamento mostra com toda a clareza a importância que lhe merece o estatuto militar daquela força. Em diversos pontos, recorda essa condição e lembra ser "fundamental, por razões operacionais, que se não quebrem os laços tradicionais existentes entre as Forças Armadas, maxime o Exército, e a própria Guarda Nacional Republicana".

As missões da GNR incluem a colaboração na "execução da política de defesa nacional" e está mesmo prevista a possibilidade de ser posta sob o comando superior das Forças Armadas, nos termos da Lei de Defesa Nacional e das Forças Armadas e do Regime do Estado de Sítio e do Estado de Emergência.

Contactada pelo i, fonte da Presidência da República não fala sobre o assunto: "A Presidência nunca comenta cenários." Também o porta-voz do PS afirma não ter comentários a fazer neste momento. Não foi possível obter uma posição do Bloco de Esquerda.
rodazero
rodazero
GENERAL
 GENERAL

PAÍS : GNR e PSP juntas: PSD admite uma fusão que só o PCP defende 5837_310
IDADE : 42
MENSAGENS : 865
LOCALIZAÇÃO : Portugal
EMPREGO : Militar
INSCRIÇÃO : 21/04/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Compartilhar este artigo em: reddit

GNR e PSP juntas: PSD admite uma fusão que só o PCP defende :: Comentários

avatar

Mensagem Qua 1 Jul 2009 - 3:04 por REBELDE

Se com sta restruturação tudo ficou a funcionar mal, com a junção desconfio que o país fica ingovernável. Só loucos com ideias tao estupidas.

Ir para o topo Ir para baixo

BTExcomungado

Mensagem Qua 1 Jul 2009 - 6:07 por BTExcomungado

Rebelde eu já nem me digno a comentar, estas barbaridades que a cambada de iluminados incompetentes que está no governo diz.
As coisas já não estão boas, nem para o nosso lado, nem para o lado da PSP, mas mesmo assim continuam........enfim........

Ir para o topo Ir para baixo

mergulhadorperfundezasmar

Mensagem Qua 1 Jul 2009 - 6:22 por mergulhadorperfundezasmar

De certeza que o país ficava melhor com está fusão das duas forças policiais, é a minha opinião pessoal, mas respeito as ideias contrárias

scratch

Ir para o topo Ir para baixo

RIDOMIL

Mensagem Qua 1 Jul 2009 - 8:42 por RIDOMIL

Camaradas respeitante a esta matéria penso e é a minha opinião que sem duvida ficaria o país mais bem servido mas coloca-se um problem gravissimo . onde colocariam depois aqueles oficiais que todos nós sabemos quais são que se servem da guarda ? Onde iriam colocar esses opurtunistas que não passam disso mesmo uns opurtunistas e como progrediriam eles na carreira depois :
É a minha opinião . Abraço a todos neste dia tão saudoso que é o do aniversário da nossa BT.
ISENÇÃO FIRMEZA E CORTESIA

Ir para o topo Ir para baixo

VICENT

Mensagem Qua 1 Jul 2009 - 9:55 por VICENT

camarada ridomil, os oficiais em causa teriam de ser colocados no local onde pertencem.
na tropa do arre macho,( exército)
Vicent

Ir para o topo Ir para baixo

fist79

Mensagem Dom 5 Jul 2009 - 8:04 por fist79

Acho que uma eventual fusão nunca acontecera por um motivo muito simples: Para onde ia tanto oficial depois?
Prá reforma antecipada? lol!

Ir para o topo Ir para baixo

avatar

Mensagem Dom 5 Jul 2009 - 16:21 por Samaritano

Cada vez que estes pseudo politicos pensam sai burrada......, de asno. De todas as reestruturaçoes que foram congeminadas, o resultado foi sempre o mesmo. Veja-se o que foi feito na area do transito. DGV = ANSR+IMTT, asneira; BT= UNT+Comters, asneira.
Agora se juntassem a GNR á PSP, que é isto que a psp defende, porque qualquer dia está a ser ultrapassada pela policia municipal, mais uma asneirada acontecia.
Coitado do ze povinho que tem que aturar esta gente ............

Ir para o topo Ir para baixo

avatar

Mensagem Dom 5 Jul 2009 - 16:41 por Convidad

Ja vimos que os cerbros ao realizarem a reestruturação da Guarda nacional Republicana provocou o maior fracasso na historia da GNR.
Uma fusão entre as duas forças policiais seria uma confusão ....

Ir para o topo Ir para baixo

avatar

Mensagem Dom 5 Jul 2009 - 18:58 por Convidad

Samaritano escreveu:Cada vez que estes pseudo politicos pensam sai burrada......, de asno. De todas as reestruturaçoes que foram congeminadas, o resultado foi sempre o mesmo. Veja-se o que foi feito na area do transito. DGV = ANSR+IMTT, asneira; BT= UNT+Comters, asneira.
Agora se juntassem a GNR á PSP, que é isto que a psp defende, porque qualquer dia está a ser ultrapassada pela policia municipal, mais uma asneirada acontecia.
Coitado do ze povinho que tem que aturar esta gente ............
É o maior receio que a PSP tem principalmente no trânsito, ser ultrapassada pela Policia Municipal e a EMEL.

Ir para o topo Ir para baixo

focaveiro

Mensagem Seg 6 Jul 2009 - 9:41 por focaveiro

Eu acho que uma policia única e subdividida em unidades pela especialidade (investigação, trânsito, intervenção, etc) seria o ideal para o nosso país.

Ir para o topo Ir para baixo

Mensagem  por Conteúdo patrocinado

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos