BRIGADA DE TRÂNSITO
OSCOT defende mais operações policiais para prevenir criminalidade Sem_ta10



Participe do fórum, é rápido e fácil

BRIGADA DE TRÂNSITO
OSCOT defende mais operações policiais para prevenir criminalidade Sem_ta10

BRIGADA DE TRÂNSITO
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
PAINEL DO USUÁRIO

Mensagens: 0


Alterar
Ver
Tópicos e mensagens

TRÂNSITO
LINKS RÁPIDOS

 



 
     
-
 
Votação

LIMITE VELOCIDADE NA AUTO ESTRADA

OSCOT defende mais operações policiais para prevenir criminalidade Vote_lcap48%OSCOT defende mais operações policiais para prevenir criminalidade Vote_rcap 48% [ 173 ]
OSCOT defende mais operações policiais para prevenir criminalidade Vote_lcap52%OSCOT defende mais operações policiais para prevenir criminalidade Vote_rcap 52% [ 185 ]

Total de votos : 358

Navegação
 Portal
 Índice
 Membros
 Perfil
 FAQ
 Buscar
maio 2024
SegTerQuaQuiSexSábDom
  12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
2728293031  

Calendário Calendário

POSTO VIRTUAL

 




OSCOT defende mais operações policiais para prevenir criminalidade

Ir para baixo

27032009

Mensagem 

OSCOT defende mais operações policiais para prevenir criminalidade Empty OSCOT defende mais operações policiais para prevenir criminalidade




Segurança Interna: OSCOT defende mais operações policiais para prevenir criminalidade

25 Março 2009

Lisboa, 26 Mar (Lusa) - O vice-presidente do Observatório de Segurança e Criminalidade, José Manuel Anes, considerou hoje que uma das "frentes de ataque" à criminalidade passa pela prevenção policial com a intensificação de operações.

"As operações policiais são muito importantes. As polícias têm que estar presentes, particularmente em zonas problemáticas, têm que fazer rusgas, apreender armas e deter pessoas em situação irregular. As forças de segurança têm que recorrer a esses meios, porque estamos com um problema muito complicado", disse à Agência Lusa José Manuel Anes, também director da revista "Defesa e Segurança".

José Manuel Anes comentava o Relatório Anual de Segurança Interna, hoje discutido em Conselho de Ministros e que dados já conhecidos indicam que a criminalidade violenta aumentou 10,7 por cento em 2008 e a criminalidade geral subiu 7,5 por cento face a 2007.

O director da revista "Defesa e Segurança" sublinhou que os reflexos da estratégia de prevenção policial foram sentidos no último trimestre de 2008, quando se registou uma descida acentuada da criminalidade.

Segundo José Manuel Anes, a diminuição da criminalidade nos três últimos meses do ano teve a ver com a estratégia policial e das forças de segurança em conter o fenómeno com operações policiais e rusgas.

Mas para o vice-presidente do Observatório de Segurança, Criminalidade Organizada e Terrorismo (OSCOT) a prevenção "não é a única estratégia e frente de ataque ao fenómeno da criminalidade", existindo outras medidas, como o melhoramento dos equipamentos e distribuição de coletes e armas a todos os polícias, além das carreiras de tiro para treino.

"Estas medidas já foram anunciadas pelo Governo, mas demoram algum tempo a chegar ao terreno", disse.

Defendeu, igualmente, o aumento do policiamento de proximidade e a instalação da vídeovigilância em locais onde se justifique.

José Manuel Anes manifestou-se preocupado com "o pico" da criminalidade violenta registado no Verão passado, em que se verificou um aumento de 16,84 por cento face a 2007.

"No OSCOT já tínhamos verificado esse pico em 2007. Chegamos a Junho e a criminalidade dispara e volta ao nível anterior em Setembro", afirmou, adiantando que "é preciso encontrar as razões".

"Estamos em Março e é necessário ver qual a raiz do problema antes que chegue o próximo Verão", sublinhou.

José Manuel Anes avançou com uma justificação: "Os criminosos pensariam que algumas forças de segurança e polícias iam para férias e que haveria uma redução drástica do número" de efectivos.

Mas, segundo o director da revista "Segurança e Defesa", mesmo que tal aconteça, "não seria suficiente para pôr em cheque o mínimo do dispositivo que tem que estar sempre pronto" para intervir.

Este "pico" do Verão tem várias causas, que têm que ser apuradas o mais depressa possível, defendeu ainda.

O OSCOT é uma associação sem fins lucrativos cujos objectivos centram-se, nomeadamente, na sensibilização - "séria mas não alarmista e associando sempre a Segurança aos valores da Democracia, da Liberdade e do Estado de Direito" - do público relativamente aos temas de Segurança em geral.

CMP.

Lusa/Fim
COMANDANTE GERAL
COMANDANTE GERAL
FOCABRAVO
FOCABRAVO

PAÍS : OSCOT defende mais operações policiais para prevenir criminalidade 5837_310
MENSAGENS : 5344
LOCALIZAÇÃO : PORTUGAL
EMPREGO : BT PARA SEMPRE
INSCRIÇÃO : 26/01/2009

https://brigadatransito.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Compartilhar este artigo em: reddit
- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos