BRIGADA DE TRÂNSITO
5 de Outubro Honras militares a António Costa causam mal-estar na GNR Sem_ta10



Participe do fórum, é rápido e fácil

BRIGADA DE TRÂNSITO
5 de Outubro Honras militares a António Costa causam mal-estar na GNR Sem_ta10

BRIGADA DE TRÂNSITO
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
PAINEL DO USUÁRIO

Mensagens: 0


Alterar
Ver
Tópicos e mensagens

TRÂNSITO
LINKS RÁPIDOS

 



 
     
-
 
Votação

LIMITE VELOCIDADE NA AUTO ESTRADA

5 de Outubro Honras militares a António Costa causam mal-estar na GNR Vote_lcap48%5 de Outubro Honras militares a António Costa causam mal-estar na GNR Vote_rcap 48% [ 173 ]
5 de Outubro Honras militares a António Costa causam mal-estar na GNR Vote_lcap52%5 de Outubro Honras militares a António Costa causam mal-estar na GNR Vote_rcap 52% [ 185 ]

Total de votos : 358

Navegação
 Portal
 Índice
 Membros
 Perfil
 FAQ
 Buscar
abril 2024
SegTerQuaQuiSexSábDom
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
2930     

Calendário Calendário

POSTO VIRTUAL

 




5 de Outubro Honras militares a António Costa causam mal-estar na GNR

Ir para baixo

02102009

Mensagem 

NOVO 5 de Outubro Honras militares a António Costa causam mal-estar na GNR




5 de Outubro
Honras militares a António Costa causam mal-estar na GNR

Preparativos para a cerimónia estão a gerar polémica entre o protocolo da CML e a GNR, que estará a ser pressionada para prestar honras militares a António Costa
A organização da tradicional cerimónia comemorativa da implantação da República Portuguesa, no próximo dia 5, está a provocar acesa polémica entre os serviços do protocolo da Câmara Municipal de Lisboa (CML) e a GNR. A GNR está a ser pressionada para que um seu batalhão da Unidade de Segurança e Honras de Estado preste honras militares ao António Costa, que este ano preside à cerimónia nacional, na Praça do Município, em vez do Presidente da República. Cavaco Silva invocou o facto desta data ser próxima das eleições autárquicas para não participar.
O problema é que de acordo com o Regulamento de Continências e Honras militares, os presidentes de câmara não têm direito a esta homenagem. Numa fase inicial da organização da cerimónia a GNR explicou a situação, mas o protocolo da Câmara insistiu na "Lei das precedências do Protocolo do Estado Português" segundo a qual os presidentes das câmaras municipais, no respectivo concelho, gozam do estatuto protocolar dos ministros. E assim, no seu entender, terão direito.
Acontece que as cerimónias militares, como é o caso desta, regem-se pelo regulamento militar, e apenas as entidades que nele constam têm direitos a honras militares. No entendimento de militares da guarda ouvidos pelo DN, "o presidente da Câmara Municipal, não pode invocar a sua equiparação a ministro nas cerimónias do concelho para nessa qualidade receber honras militares, até porque a cerimónia do 5 de Outubro é uma cerimónia nacional". Ao que o DN apurou o ministério da Administração Interna apoiou o desejo da Câmara e interveio junto ao comando-geral da GNR que terá acabado por aceitar.
O entendimento do ponto de vista militar, é de que é completamente irregular e inédita esta situação, a não ser que a cerimónia fosse presidida pelo presidente da Assembleia da República. Ainda foi equacionada a hipótese de as cerimónia não integrar o Estandarte nacional, ou de o Presidente da Câmara não prestar continência ao estandarte. Mas, como sublinhou uma fonte da organização "era pior a emenda que o soneto".
O DN contactou o gabinete de imprensa de António Costa mas, como explicou a assessora, "dada a hora tardia foi possível esclarecer a questão junto aos serviços de protocolo". Mas, acrescentou, que "será o presidente da Câmara a presidir à cerimónia e que toda a logística foi tratada com o Presidente da República".
Por seu turno, o porta-voz oficial da GNR, afirma que a guarda "neste momento não tem ainda conhecimento oficial de quem vai presidir à cerimónia". Garante ainda que "a haver alguma alteração ao figurino tradicional, a GNR adaptará os seus procedimentos".

http://dn.sapo.pt/inicio/portugal/interior.aspx?content_id=1378517&seccao=Sul
BTBRAVO
BTBRAVO
2º COMANDANTE
 2º COMANDANTE

PAÍS : 5 de Outubro Honras militares a António Costa causam mal-estar na GNR 5837_310
MENSAGENS : 6247
LOCALIZAÇÃO : Lisboa
EMPREGO : BRIGADA DE TRÂNSITO
INSCRIÇÃO : 05/02/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Compartilhar este artigo em: reddit

5 de Outubro Honras militares a António Costa causam mal-estar na GNR :: Comentários

WOLVERINE

Mensagem Sex 2 Out 2009 - 10:05 por WOLVERINE

Ainda vou ver os Presidentes das Juntas de Freguesia a receberem "apitadelas" (como os canideos!!!) quando entrarem no Quarteis da GNR...

FUI...

Ir para o topo Ir para baixo

cabo25curso

Mensagem Sex 2 Out 2009 - 10:47 por cabo25curso

Como vemos tudo vai ficar na mesma, se o presidente fosse de outro partido a GNR ficava em casa mas como é dos senhores do poder tem que ser como eles querem mesmo que fora da lei, por mim vão ter o que merecem, 2 anos chega para as pessoas entenderem o mal que fizeram, não lhes dou mais tempo.

Ir para o topo Ir para baixo

misterbtran

Mensagem Sex 2 Out 2009 - 10:49 por misterbtran

esse individuo deviam era pendura-lo pelo pescoço na haste da bandeira da CMlisboa.......

Ir para o topo Ir para baixo

avatar

Mensagem Sex 2 Out 2009 - 11:40 por Convidad

estes tipos do PS são especialistas em adaptar as Leis às suas conveniências.

Ir para o topo Ir para baixo

Mário Lino

Mensagem Sex 2 Out 2009 - 12:29 por Mário Lino

ya tamos nas eleições autarquicas, deve tar na lei eleitoral.....

Ir para o topo Ir para baixo

Freddy Krueger

Mensagem Sex 2 Out 2009 - 13:22 por Freddy Krueger

O trabalho que esta malta se dá so para ter direito a honras militares, a guarda so tem o que merece, gostas de serviçais mas nao gostam de ser serviçais.

Ir para o topo Ir para baixo

NAODESISTO

Mensagem Sáb 3 Out 2009 - 9:39 por NAODESISTO

CAMARADAS, a GNR na sua tradicional submisão, lá vai prestar hontras de estado a um representante local, já agora o presidente da junta de Corral de Moinas não terá também direito?
Enquanto isto há pessoas que estão contando os tostões para pagar os medicamentos e as couves que irão colocar na sopa.

Ir para o topo Ir para baixo

BTBRAVO

Mensagem Sáb 3 Out 2009 - 11:05 por BTBRAVO

Lisboa
Câmara 'expulsa' GNR da cerimónia do 5 de Outubro

Polémica. O desacordo da GNR em prestar honras militares a António Costa valeu-lhe ser dispensada, quase na véspera, das comemorações na Praça do Município. José Sócrates vai estar presente

A GNR foi dispensada de participar na cerimónia oficial do 5 de Outubro, que se vai realizar na praça do município, em Lisboa, com a presença do primeiro-ministro José Sócrates, cuja participação foi conhecida ontem. Na guarda há quem entenda esta 'expulsão' como uma "afronta" que deve merecer uma resposta do Comandante-Geral, general Nelson Santos.

Até quinta-feira estava confirmada a presença da Unidade de Segurança e Honras de Estado (USHE) da GNR. Mas, o facto de ter vindo a público, através de uma notícia ontem publicada pelo DN, que tinha causado mal-estar na GNR a exigência da Câmara Municipal de Lisboa (CML) para que a USHE prestasse honras militares a António Costa, terá provocado esta situação inédita.

Esta força de segurança todos os anos marca o simbolismo das comemorações prestando as honras ao Presidente da República. Como este ano, Cavaco Silva não vai participar por entender que a sua presença podia perturbar o período eleitoral, seria António Costa a presidir. Por estar em plena campanha eleitoral, delegou em Paula Teixeira da Cruz o discurso oficial. Com a presença de Sócrates o problema não se colocava mas a GNR ficou fora.

O porta-voz oficial da GNR confirmou que esta força "não vai estar presente na cerimónia junto ao edifício da CML" . Não quis, no entanto, comentar a relação que esta situação possa ter com a questão das honras militares.

O comando-geral foi informado ontem desta 'dispensa' através de um ofício do gabinete de António Costa. A câmara remeteu também esta informação para o ministério da Administração Interna (MAI), que não comenta.

Neste momento estão ao rubro as relações entre a Câmara Municipal de Lisboa (CML) e a GNR. Ontem, o DN noticiou que o serviço de protocolo da CML tinha pressionado o comando-geral da GNR para que António Costa fosse alvo de honras militares, que noutros anos são dirigidas ao P.R. .

Do ponto de vista militar, a realização desta exigência seria irregular e inédita, pois esta cerimónia rege-se pelo Regulamento de Continências e Honras Militares, que define que personalidades a elas têm direito. Presidentes de câmara não estão incluídos.

Na notícia de ontem o DN dizia que o MAI tinha pedido ao comando-geral da GNR para ir ao encontro do desejo do serviço de protocolo de António Costa. No entanto, ontem á tarde, o gabinete do Ministro Rui Pereira, afirmou ser "inteiramente destituída de fundamento" essa "referência ao MAI".

"Dispensando a GNR, a CML resolveu o problema da cerimónia, mas pode ter ferido gravemente a honra da guarda", comentou um oficial desta força de segurança.


http://dn.sapo.pt/inicio/portugal/interior.aspx?content_id=1379579

Ir para o topo Ir para baixo

mergulhadorperfundezasmar

Mensagem Sáb 3 Out 2009 - 13:32 por mergulhadorperfundezasmar

Lisboa


Câmara 'expulsa' GNR da cerimónia do 5 de Outubro


por VALENTINA MARCELINOHoje5 de Outubro Honras militares a António Costa causam mal-estar na GNR Icn_comentario


5 de Outubro Honras militares a António Costa causam mal-estar na GNR Ng1199520


Polémica. O desacordo da GNR em prestar honras militares a António Costa valeu-lhe ser dispensada, quase na véspera, das comemorações na Praça do Município. José Sócrates vai estar presente
A GNR foi dispensada de participar na cerimónia oficial do 5 de Outubro, que se vai realizar na praça do município, em Lisboa, com a presença do primeiro-ministro José Sócrates, cuja participação foi conhecida ontem. Na guarda há quem entenda esta 'expulsão' como uma "afronta" que deve merecer uma resposta do Comandante-Geral, general Nelson Santos.
Até quinta-feira estava confirmada a presença da Unidade de Segurança e Honras de Estado (USHE) da GNR. Mas, o facto de ter vindo a público, através de uma notícia ontem publicada pelo DN, que tinha causado mal-estar na GNR a exigência da Câmara Municipal de Lisboa (CML) para que a USHE prestasse honras militares a António Costa, terá provocado esta situação inédita.
Esta força de segurança todos os anos marca o simbolismo das comemorações prestando as honras ao Presidente da República. Como este ano, Cavaco Silva não vai participar por entender que a sua presença podia perturbar o período eleitoral, seria António Costa a presidir. Por estar em plena campanha eleitoral, delegou em Paula Teixeira da Cruz o discurso oficial. Com a presença de Sócrates o problema não se colocava mas a GNR ficou fora.
O porta-voz oficial da GNR confirmou que esta força "não vai estar presente na cerimónia junto ao edifício da CML" . Não quis, no entanto, comentar a relação que esta situação possa ter com a questão das honras militares.
O comando-geral foi informado ontem desta 'dispensa' através de um ofício do gabinete de António Costa. A câmara remeteu também esta informação para o ministério da Administração Interna (MAI), que não comenta.
Neste momento estão ao rubro as relações entre a Câmara Municipal de Lisboa (CML) e a GNR. Ontem, o DN noticiou que o serviço de protocolo da CML tinha pressionado o comando-geral da GNR para que António Costa fosse alvo de honras militares, que noutros anos são dirigidas ao P.R. .
Do ponto de vista militar, a realização desta exigência seria irregular e inédita, pois esta cerimónia rege-se pelo Regulamento de Continências e Honras Militares, que define que personalidades a elas têm direito. Presidentes de câmara não estão incluídos.
Na notícia de ontem o DN dizia que o MAI tinha pedido ao comando-geral da GNR para ir ao encontro do desejo do serviço de protocolo de António Costa. No entanto, ontem á tarde, o gabinete do Ministro Rui Pereira, afirmou ser "inteiramente destituída de fundamento" essa "referência ao MAI".
"Dispensando a GNR, a CML resolveu o problema da cerimónia, mas pode ter ferido gravemente a honra da guarda", comentou um oficial desta força de segurança.

Ir para o topo Ir para baixo

RIDOMIL

Mensagem Sáb 3 Out 2009 - 13:42 por RIDOMIL

"Dispensando a GNR, a CML resolveu o problema da cerimónia, mas pode ter ferido gravemente a honra da guarda", comentou um oficial desta força de segurança.

Camaradas achei piada a este ultimo excerto do texto, pois só agora me parece que algumas mentes começam a abrir a pestana.

Ai Srs Oficiais já vão tão tarde.......

Ir para o topo Ir para baixo

NAODESISTO

Mensagem Sáb 3 Out 2009 - 14:05 por NAODESISTO

CAMARADAS, como se pode dispensar algo que não se tem diteito?

Ir para o topo Ir para baixo

NAODESISTO

Mensagem Sáb 3 Out 2009 - 14:20 por NAODESISTO

CAMARADAS, como se pode recusar algo que não se tem direito?
Toma!

Ir para o topo Ir para baixo

briganicav

Mensagem Sáb 3 Out 2009 - 14:57 por briganicav

Esse senhor Costa ou lá o que é, foi um dos principais argumentistas na reestruturação da GNR... sempre fez o que quis e lhe apeteceu. Imagino se esse individuo um dia governasse o país com uma maioria... julgo que aí sim, teríamos outro 25 de Abril...
Mas também penso que o GCG da GNR deveria dizer alguma coisa sobre este assunto.

Ir para o topo Ir para baixo

100MEDO

Mensagem Sáb 3 Out 2009 - 15:10 por 100MEDO

So se ele vier dizer: "não comento!!!"

Ir para o topo Ir para baixo

avatar

Mensagem Sáb 3 Out 2009 - 15:31 por Convidad

Só querem grandes mordomias... mas nada fazem . . .
Dizem-se entedidos em todas as materias, mas constatamos mais um acto triste . . . .
A GUARDA tem de fazer valer os seus principios militares ....
Aqui não é a republica das BANANAS...

Ir para o topo Ir para baixo

avatar

Mensagem Sáb 3 Out 2009 - 15:38 por Convidad

Amigo Brigadeiro, o mal destes feudais é pensarem que ainda são os donos das quintas..........
Isso está a acabar!!!!

Ir para o topo Ir para baixo

Tecnico

Mensagem Sáb 3 Out 2009 - 15:38 por Tecnico





O principio do fim das relações entre este governo PS e a GNR

Ir para o topo Ir para baixo

NAODESISTO

Mensagem Sáb 3 Out 2009 - 15:46 por NAODESISTO

CAMARADAS, se isto causa assim tanto mau estar, não será a gripe A, ou então alguma caganeira

Ir para o topo Ir para baixo

avatar

Mensagem Sáb 3 Out 2009 - 16:45 por Fenix

Acho muito bem que a guarda não pactue com esses politicos de meia tijela provindos do Congo.

Ir para o topo Ir para baixo

The unknown man

Mensagem Sáb 3 Out 2009 - 17:14 por The unknown man

Tecnico escreveu:




O principio do fim das relações entre este governo PS e a GNR

Ja se esperava isto mais dia menos dia.

Ir para o topo Ir para baixo

sacamoto

Mensagem Dom 4 Out 2009 - 9:24 por sacamoto

Boa tarde Brigadeiros.

Mas quem é esse António Costa para ter honras militares.

Neste Pais qualquer borra- botas tem direito a honras militares?Esse coveiro nunca gostou da GNR, foi principal mentor da extinção da BT

Ir para o topo Ir para baixo

BTBRAVO

Mensagem Dom 4 Out 2009 - 16:49 por BTBRAVO

Cavaco Silva afinal vai mesmo discursar no 5 de Outubro

Cavaco Silva não vai à tradicional sessão nos Paços de Lisboa, mas evoca a data no Palácio de Belém.

O Palácio de Belém vai amanhã, dia 5 de Outubro, estar aberto à população como forma de se comemorar a implantação da República, em 1910, sendo o "palco" escolhido pelo Presidente da República, Cavaco Silva, para evocar a data. A iniciativa de Cavaco Silva foi ontem divulgada, depois de, por causa da campanha eleitoral autárquica, a Presidência ter anunciado que não participaria na sessão tradicional, nos Paços do Concelho de Lisboa. O Presidente decidiu, assim, dirigir-se aos portugueses, numa "alocução alusiva à efeméride", desta feita realizada em Belém, ao meio-dia. Após a polémica de António Costa com a Guarda Nacional Republicana - que o autarca "dispensou" de participar nas cerimónias no município - a GNR, como lhe compete, recebe o Presidente da República, prestando-lhe honras militares, às 15.00, na Praça Afonso de Albuquerque, onde será executado o hino nacional.

Refira-se que o Regimento de Sapadores Bombeiros foi a entidade escolhida pela Câmara de Lisboa para fazer as honras oficiais nas comemorações do 5 de Outubro, e não a GNR, que foi dispensada pela autarquia dessa função.

http://dn.sapo.pt/inicio/portugal/interior.aspx?content_id=1381059

Ir para o topo Ir para baixo

avatar

Mensagem Dom 4 Out 2009 - 16:59 por Convidad

Declaro que pretendo ser incorporado nas comemorações do 5 de Outubro, em frente a CML, munido de bastão de 70cm.
Desloco-me do dt onde presto serviço, a expensas proprias. so pelo prazer de malhar em meia duzia de monhes e mouros (vizinhos uns dos outros ) .
Todos temos que restaurar o orgulho da GNR, ferido de morte.

O CANHÃO

Ir para o topo Ir para baixo

BTOPER

Mensagem Seg 5 Out 2009 - 12:46 por BTOPER

Estes sanguesugas fazem o que querem do país. Destroem tudo em proveito proprio. E o povo Português parece que adormeceu!

Estes governantes são "Feios, porcos e maus"

Ir para o topo Ir para baixo

Terror

Mensagem Seg 5 Out 2009 - 14:20 por Terror

CANHÃO escreveu:Declaro que pretendo ser incorporado nas comemorações do 5 de Outubro, em frente a CML, munido de bastão de 70cm.
Desloco-me do dt onde presto serviço, a expensas proprias. so pelo prazer de malhar em meia duzia de monhes e mouros (vizinhos uns dos outros ) .
Todos temos que restaurar o orgulho da GNR, ferido de morte.

O CANHÃO


E que tal se, em vez de uma companhia de honras de estado fosse uma pelotão de fuzilamento, constituídos por apenas brigadeiros?

Eu alinhava e vocês?

Ir para o topo Ir para baixo

avatar

Mensagem Seg 5 Out 2009 - 14:29 por Convidad

Os bombeiros substituiram os Guardilhas . . .
Receavam que algum tivesse um acto menos proprio.... 5 de Outubro Honras militares a António Costa causam mal-estar na GNR 932674
Um assassino em serie . . . .

Ir para o topo Ir para baixo

BTBRAVO

Mensagem Seg 5 Out 2009 - 16:42 por BTBRAVO

[justify]Sábado, Outubro 03, 2009
BRINCAR COM A GNR É PERIGOSO


Câmara Municipal de Lisboa GNR expulsa das cerimónias do 5 de Outubro

> António Costa deve ter sonhado em ser Presidente da República, mas por enquanto ainda é apenas presidente de Câmara. O edil lisboeta queria honras de Estado nas cerimónias de 5 de Outubro contra tudo o que dizem os regulamentos militares. A GNR estava preparada para ter uma unidade da corporação em parada na Praça do Município, mas avisou que não prestaria honras militares ao presidente António Costa, por este não ter direito. O socialista que dirige a Câmara ficou desagradado e acabou por 'expulsar' a GNR das cerimónias. O assunto é de gravidade extrema e no seio da GNR há quem entenda que o presidente da Câmara terá de levar uma resposta muito dura da parte do Comandante-Geral, Nelson Santos.
A GNR foi dispensada de participar na cerimónia oficial do 5 de Outubro, que se vai realizar na Praça do Município, com a presença do primeiro-ministro José Sócrates, cuja participação foi conhecida ontem. Na guarda há quem entenda esta 'expulsão' como uma "afronta".
Até quinta-feira estava confirmada a presença da Unidade de Segurança e Honras de Estado (USHE) da GNR. Mas, o facto de ter vindo a público, através de uma notícia ontem publicada pelo 'DN', que tinha causado mal-estar na GNR a exigência da Câmara Municipal de Lisboa (CML) para que a USHE prestasse honras militares a António Costa, terá provocado esta situação inédita.
Esta força de segurança todos os anos marca o simbolismo das comemorações prestando as honras ao Presidente da República. Como este ano, Cavaco Silva não vai participar por entender que a sua presença podia perturbar o período eleitoral, seria António Costa a presidir. Por estar em plena campanha eleitoral, delegou em Paula Teixeira da Cruz o discurso oficial. Com a presença de Sócrates o problema não se colocava mas a GNR ficou fora. O comando-geral foi informado ontem desta 'dispensa' através de um ofício do gabinete de António Costa. A Câmara remeteu também esta informação para o ministério da Administração Interna (MAI), que não comenta.
Neste momento estão ao rubro as relações entre a Câmara Municipal de Lisboa e a GNR. Do ponto de vista militar, a exigência de António Costa seria irregular e inédita, pois esta cerimónia rege-se pelo Regulamento de Continências e Honras Militares, que define que personalidades a elas têm direito. Presidentes de Câmara não estão incluídos.
Uma fonte da GNR adiantou ao JORNAL DO PAU que "com a dispensa da GNR da cerimónia a Câmara feriu gravemente a honra da guarda".[/justify][justify]

http://pauparatodaaobra.blogspot.com/2009/10/brincar-com-gnr-e-perigoso.html

Ir para o topo Ir para baixo

Homem Aranha

Mensagem Ter 6 Out 2009 - 3:12 por Homem Aranha

bom dia

Camaradas, penso que em Tantos Favores que os cumandantes da

GNR fazem às Câmaras Municípais, fazer mais este também nâo

vinha mal ao Mundo, digo eu !!! 5 de Outubro Honras militares a António Costa causam mal-estar na GNR 132613 5 de Outubro Honras militares a António Costa causam mal-estar na GNR 932674

5 de Outubro Honras militares a António Costa causam mal-estar na GNR 61849

Ir para o topo Ir para baixo

avatar

Mensagem Ter 6 Out 2009 - 4:33 por Convidad

o costa o PS a gripe dos porcos...tudo igual

Ir para o topo Ir para baixo

avatar

Mensagem Ter 6 Out 2009 - 6:12 por Convidad

O Costa devia era baixar a cabeça cada vez que olhar para uma patrulha da Brigada de Trânsito, devia ter vergonha..............

Ir para o topo Ir para baixo

anacletuscastrum

Mensagem Ter 6 Out 2009 - 17:26 por anacletuscastrum

Não quererá dizer nada, tudo isto?
Não estará a faltar qualquer coisa?
No passado não se viam factos destes!

Ir para o topo Ir para baixo

Mensagem  por Conteúdo patrocinado

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos