BRIGADA DE TRÂNSITO
Eles conduzem pior do que elas Sem_ta10



Participe do fórum, é rápido e fácil

BRIGADA DE TRÂNSITO
Eles conduzem pior do que elas Sem_ta10

BRIGADA DE TRÂNSITO
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Tópicos semelhantes
    PAINEL DO USUÁRIO

    Mensagens: 0


    Alterar
    Ver
    Tópicos e mensagens

    TRÂNSITO
    LINKS RÁPIDOS

     



     
         
    -
     
    Votação

    LIMITE VELOCIDADE NA AUTO ESTRADA

    Eles conduzem pior do que elas Vote_lcap48%Eles conduzem pior do que elas Vote_rcap 48% [ 173 ]
    Eles conduzem pior do que elas Vote_lcap52%Eles conduzem pior do que elas Vote_rcap 52% [ 185 ]

    Total de votos : 358

    Navegação
     Portal
     Índice
     Membros
     Perfil
     FAQ
     Buscar
    abril 2024
    SegTerQuaQuiSexSábDom
    1234567
    891011121314
    15161718192021
    22232425262728
    2930     

    Calendário Calendário

    POSTO VIRTUAL

     




    Eles conduzem pior do que elas

    Ir para baixo

    04052012

    Mensagem 

    Eles conduzem pior do que elas Empty Eles conduzem pior do que elas




    A maioria dos portugueses conduz de forma agressiva, mas está "mais conscienciosa", revela um investigador da Universidade Lusófona, que aponta os homens, as mulheres "emocionalmente instáveis" e os jovens como os mais perigosos nas estradas.

    Na véspera do Dia Mundial da Cortesia ao Volante, o investigador da Faculdade de Psicologia da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, José Brites, conta à Lusa que a maioria dos portugueses "ainda conduz de forma agressiva".

    Baseado num estudo que avaliou 480 condutores (210 que nunca tinham sofrido um acidente e outros 270 que tinham tido pelo menos uma má experiência), o professor descobriu que os homens têm mais acidentes e cometem mais infrações ao código da estrada.

    Um fenómeno que José Brites explica com o impacto do "papel da socialização", que "encoraja os homens para o perigo e para comportamentos de riscos".

    Resultado: nas estradas, "eles conduzem pior do que elas". Além de andarem mais depressa, fazem mais sinais de luzes, passam mais vermelhos e desrespeitam mais vezes a sinalética.

    No entanto, as condutoras também podem representar perigos. "A instabilidade emocional leva a que algumas mulheres tenham um comportamento agressivo nas estradas quando, por exemplo, têm problemas com o companheiro ou se chateiam com os filhos", esclarece o docente.

    Mas o grupo mais problemático continua a ser o dos jovens, que são quem tem mais acidentes rodoviários em Portugal. "Os condutores da faixa etária dos 18 aos 24 anos são os que relatam mais comportamentos agressivos ao volante", conta o investigador, justificando esta atitude com o facto de os jovens procurarem novas sensações, gostarem da aventura e do prazer, expondo-se por isso a mais fatores de risco.

    Durante o estudo realizado em 2010, os investigadores descobriram um outro grupo com comportamentos "muito agressivos e semelhantes aos dos jovens": o dos condutores entre os 39 e os 45 anos, com "cargos profissionais de alguma responsabilidade" que acabavam por libertar na estrada o stress acumulado ao longo do dia de trabalho, revela José Brites.

    Apesar do estudo mostrar uma relação direta entre problemas laborais e condução mais agressiva, o investigador não acredita que a atual situação económica provoque um agravamento do comportamento dos condutores.

    É que o consecutivo aumento do preço dos combustíveis obriga a que a maioria dos condutores conduza mais devagar, para poupar dinheiro.

    Além disso, "hoje há menos carros na estrada. Muitas pessoas estão a trocar o automóvel pelos transportes públicos. Isto associado a uma redução da velocidade deverá traduzir-se numa redução da sinistralidade", defende.

    No entanto, estas teorias só deverão ser comprovadas no próximo ano, quando a equipa de investigadores da Universidade Lusofona terminar um novo estudo sobre sinistralidade e comportamento nas estradas.

    Por enquanto, o investigador sublinha apenas que em Portugal a taxa de mortalidade tem vindo a diminuir nos últimos anos mas "ainda é muito elevada".

    http://www.jn.pt/PaginaInicial/Sociedade/Interior.aspx?content_id=2466777&page=-1
    BRIOSA BT
    BRIOSA BT
    ADJUNTO DO COMANDANTE
     ADJUNTO DO COMANDANTE

    PAÍS : Eles conduzem pior do que elas 5837_310
    MENSAGENS : 1277
    LOCALIZAÇÃO : Lisboa
    INSCRIÇÃO : 04/01/2010

    Ir para o topo Ir para baixo

    Compartilhar este artigo em: reddit

    Eles conduzem pior do que elas :: Comentários

    BTBRAVO

    Mensagem Sáb 5 maio 2012 - 3:09 por BTBRAVO

    Estudo: quem é mais perigoso ao volante, eles ou elas?
    Investigador revela qual é o grupo mais problemático na condução automóvel

    A maioria dos portugueses conduz de forma agressiva, mas está «mais conscienciosa», revela um investigador da Universidade Lusófona, que aponta os homens, as mulheres «emocionalmente instáveis» e os jovens como os mais perigosos nas estradas.

    Na véspera do Dia Mundial da Cortesia ao Volante, o investigador da Faculdade de Psicologia da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, José Brites, contou à agência Lusa que a maioria dos portugueses «ainda conduz de forma agressiva».

    Baseado num estudo que avaliou 480 condutores (210 que nunca tinham sofrido um acidente e outros 270 que tinham tido pelo menos uma má experiência), o professor descobriu que os homens têm mais acidentes e cometem mais infrações ao código da estrada.

    José Brites explica o fenómeno com o impacto do «papel da socialização», que «encoraja os homens para o perigo e para comportamentos de riscos¿. O resultado é que, nas estradas, «eles conduzem pior do que elas». Além de andarem mais depressa, os homens fazem mais sinais de luzes, passam mais vermelhos e desrespeitam mais vezes a sinalética.

    As condutoras também podem representar perigos, no entanto. «A instabilidade emocional leva a que algumas mulheres tenham um comportamento agressivo nas estradas quando, por exemplo, têm problemas com o companheiro ou se chateiam com os filhos», esclarece o docente.

    Mas o grupo mais problemático continua a ser o dos jovens, que são quem tem mais acidentes rodoviários em Portugal. «Os condutores da faixa etária dos 18 aos 24 anos são os que relatam mais comportamentos agressivos ao volante?, contou o investigador justificando esta atitude com o facto de os jovens procurarem novas sensações, gostarem da aventura e do prazer, expondo-se por isso a mais fatores de risco.

    Durante o estudo realizado em 2010, foi descoberto um outro grupo com comportamentos «muito agressivos e semelhantes aos dos jovens»: o dos condutores entre os 39 e os 45 anos, com «cargos profissionais de alguma responsabilidade» que acabavam por libertar na estrada o stress acumulado ao longo do dia de trabalho.

    Apesar de o estudo mostrar uma relação direta entre problemas laborais e condução mais agressiva, José Brites não acredita que a atual situação económica provoque um agravamento do comportamento dos condutores: é que o consecutivo aumento do preço dos combustíveis obriga a que a maioria dos condutores conduza mais devagar, para poupar dinheiro.

    Além disso, «hoje há menos carros na estrada». «Muitas pessoas estão a trocar o automóvel pelos transportes públicos. Isto, associado a uma redução da velocidade, deverá traduzir-se numa redução da sinistralidade», explicou o investigador.

    Estas teorias só deverão ser comprovadas, porém, no próximo ano, quando a equipa de investigadores da Universidade Lusófona terminar um novo estudo sobre sinistralidade e comportamento nas estradas. Por enquanto, José Brites sublinha apenas que em Portugal a taxa de mortalidade tem vindo a diminuir nos últimos anos mas «ainda é muito elevada».

    http://www.tvi24.iol.pt/sociedade/conducao-homens-mulheres-estudo-jose-brites-tvi24/1345890-4071.html

    Ir para o topo Ir para baixo

    Ir para o topo

    - Tópicos semelhantes

     
    Permissões neste sub-fórum
    Não podes responder a tópicos