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Chegar da Nazaré a Tomar vai ser muito fácil a partir de Maio
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14042012
Chegar da Nazaré a Tomar vai ser muito fácil a partir de Maio
Chegar da Nazaré a Tomar vai ser muito fácil a partir de Maio
A nova ligação que permite aceder mais facilmente ao Médio Tejo e à Beira Baixa
Os habitantes do Oeste ficarão a partir de meados deste ano com
melhores e mais baratas ligações ao coração do país, a partir do momento
em que a ligação através da IC9 que vai da Nazaré/Alcobaça até Tomar
abrir na totalidade.
Esta nova via, cujo primeiro troço até à AN1 na zona de Aljubarrota já
abriu, vai permitir chegar em pouco mais de meia hora a Fátima e em um
pouco mais a Ourém e Tomar, em percurso gratuito. A partir daqui pode-se
chegar ao IP6 na zona de Torres Novas/Abrantes, seguindo-se depois (em
percurso pago) facilmente para Castelo Branco, Portalegre,
Covilhã/Guarda e mesmo para Espanha.
Já abriu ao tráfego o lanço do IC9 que liga Nazaré, Alcobaça e a
Estrada Nacional 1, a nascente de Aljubarrota. Este lanço abriu ao
trânsito na passada sexta-feira, dia 6 de Abril, permitindo a sua
utilização no fim-de-semana de Páscoa. E isto só foi possível porque “a conclusão das obras foi antecipada em cerca de 25 dias relativamente à data estabelecida contratualmente”, informou a Estradas de Portugal em comunicado.
No passado dia 6 de Abril foram abertos ao tráfego novos 17
quilómetros que facilitam o acesso à Nazaré, a Alcobaça e à EN1, a
nascente de Aljubarrota
Já quanto aos restantes lanços do IC9 que vão ligar a EN1 a Fátima e Ourém, a empresa diz que deverão estar concluídos “até ao final do corrente mês de Abril”. Mas a sua abertura vai depender do tempo que demorar a obtenção das devidas licenças e autorizações, “o que se prevê que ocorra na primeira quinzena de Maio”.
Quando isso acontecer, a Nazaré (EN242) ficará ligada a Tomar (IC3) em
cerca de meia hora, permitindo ligar o litoral ao interior com
“uma redução do percurso em cerca de 34 km de extensão e em cerca de 20
minutos, conjugado com o aumento substancial das condições de segurança
rodoviária”, sustenta a empresa. Ficam ainda beneficiados os
acessos aos concelhos de Nazaré, Alcobaça, Batalha, Porto de Mós,
Leiria, Ourém e Tomar numa estrada “sem portagem”.
Com a conclusão do IC9 ficam também concluídos os cerca de 110
quilómetros de estrada que integram a Suboncessão Litoral Oeste,
apresentada em Março de 2008 pelo primeiro-ministro de então, José
Sócrates. O objectivo era não só facilitar o fluxo o litoral e o
interior e reduzir a sinistralidade rodoviária em 46%, mas também de
impulsionar o Turismo, ligando monumentos e outros locais que atraem
tanto os portugueses como os estrangeiros.
A ligação entre a A1 e A8 (IC36) e a Variante da Batalha ao IC2 (A19)
são as vias portajadas desta subconcessão. Já o IC9, as variantes de
Alcobaça e Nazaré, a Cintura Oriente a Via de Penetração (ambas em
Leiria), bem como o IC2, que sofreu alargamentos e melhorias, não têm
portagem. Um investimento inicialmente orçado em 459 milhões de euros e
relativamente ao qual o Ministério das Obras Públicas responsável pelas
empreitadas sempre defendeu que “não sairá qualquer verba do Orçamento do Estado para esta ou para qualquer outra das concessões”, uma vez que “durante 30 anos a empresa concessionária construirá, requalificará e conservará a rede de estradas envolvida”.
A empreitada foi adjudicada ao consórcio Auto-Estrada Litoral Oeste
(AELO) – do qual fazem parte a Brisa e a Auto-Estradas do Oeste
(Somague, Lena, MSF e Novopca), entre outras.
http://www.gazetacaldas.com/21405/chegar-da-nazare-a-tomar-vai-ser-muito-facil-a-partir-de-maio/
A nova ligação que permite aceder mais facilmente ao Médio Tejo e à Beira Baixa
Os habitantes do Oeste ficarão a partir de meados deste ano com
melhores e mais baratas ligações ao coração do país, a partir do momento
em que a ligação através da IC9 que vai da Nazaré/Alcobaça até Tomar
abrir na totalidade.
Esta nova via, cujo primeiro troço até à AN1 na zona de Aljubarrota já
abriu, vai permitir chegar em pouco mais de meia hora a Fátima e em um
pouco mais a Ourém e Tomar, em percurso gratuito. A partir daqui pode-se
chegar ao IP6 na zona de Torres Novas/Abrantes, seguindo-se depois (em
percurso pago) facilmente para Castelo Branco, Portalegre,
Covilhã/Guarda e mesmo para Espanha.
Já abriu ao tráfego o lanço do IC9 que liga Nazaré, Alcobaça e a
Estrada Nacional 1, a nascente de Aljubarrota. Este lanço abriu ao
trânsito na passada sexta-feira, dia 6 de Abril, permitindo a sua
utilização no fim-de-semana de Páscoa. E isto só foi possível porque “a conclusão das obras foi antecipada em cerca de 25 dias relativamente à data estabelecida contratualmente”, informou a Estradas de Portugal em comunicado.
No passado dia 6 de Abril foram abertos ao tráfego novos 17
quilómetros que facilitam o acesso à Nazaré, a Alcobaça e à EN1, a
nascente de Aljubarrota
Já quanto aos restantes lanços do IC9 que vão ligar a EN1 a Fátima e Ourém, a empresa diz que deverão estar concluídos “até ao final do corrente mês de Abril”. Mas a sua abertura vai depender do tempo que demorar a obtenção das devidas licenças e autorizações, “o que se prevê que ocorra na primeira quinzena de Maio”.
Quando isso acontecer, a Nazaré (EN242) ficará ligada a Tomar (IC3) em
cerca de meia hora, permitindo ligar o litoral ao interior com
“uma redução do percurso em cerca de 34 km de extensão e em cerca de 20
minutos, conjugado com o aumento substancial das condições de segurança
rodoviária”, sustenta a empresa. Ficam ainda beneficiados os
acessos aos concelhos de Nazaré, Alcobaça, Batalha, Porto de Mós,
Leiria, Ourém e Tomar numa estrada “sem portagem”.
Com a conclusão do IC9 ficam também concluídos os cerca de 110
quilómetros de estrada que integram a Suboncessão Litoral Oeste,
apresentada em Março de 2008 pelo primeiro-ministro de então, José
Sócrates. O objectivo era não só facilitar o fluxo o litoral e o
interior e reduzir a sinistralidade rodoviária em 46%, mas também de
impulsionar o Turismo, ligando monumentos e outros locais que atraem
tanto os portugueses como os estrangeiros.
A ligação entre a A1 e A8 (IC36) e a Variante da Batalha ao IC2 (A19)
são as vias portajadas desta subconcessão. Já o IC9, as variantes de
Alcobaça e Nazaré, a Cintura Oriente a Via de Penetração (ambas em
Leiria), bem como o IC2, que sofreu alargamentos e melhorias, não têm
portagem. Um investimento inicialmente orçado em 459 milhões de euros e
relativamente ao qual o Ministério das Obras Públicas responsável pelas
empreitadas sempre defendeu que “não sairá qualquer verba do Orçamento do Estado para esta ou para qualquer outra das concessões”, uma vez que “durante 30 anos a empresa concessionária construirá, requalificará e conservará a rede de estradas envolvida”.
A empreitada foi adjudicada ao consórcio Auto-Estrada Litoral Oeste
(AELO) – do qual fazem parte a Brisa e a Auto-Estradas do Oeste
(Somague, Lena, MSF e Novopca), entre outras.
http://www.gazetacaldas.com/21405/chegar-da-nazare-a-tomar-vai-ser-muito-facil-a-partir-de-maio/
BTBRAVO- 2º COMANDANTE
- PAÍS :
MENSAGENS : 6247
LOCALIZAÇÃO : Lisboa
EMPREGO : BRIGADA DE TRÂNSITO
INSCRIÇÃO : 05/02/2009
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